O processo de vendas: a importância da interação crítica

0

As empresas dependem cada vez mais da existência de um completo processo de administração e operação das suas atividades comerciais. Este processo precisa garantir uma integração na cadeia interna de valor e uma eficiente comunicação entre a relação com o mercado e a cadeia de suprimentos ou entrega permitindo o atendimento das metas de negócios e de resultados. Para que a área de vendas atue de maneira coerente com essa filosofia precisa ter o domínio sobre cada fase do ciclo de vendas e suas atividades. Um processo de vendas em termos do foco nas interações críticas em cada oportunidade durante o ciclo de vendas fornece meios para que se possa  criar uma plataforma estável para executar estratégias já planejadas que aumentem as chances de sucesso e resultados nas vendas. 

Ao procurar a palavra ‘interagir’ em um dicionário de sinônimos, encontraremos “relacionar-se com”. Eis o que define a conexão entre interações com clientes e relacionamentos com clientes – não há relacionamento sem interação. Por outro lado, vendedores têm uma tendência natural de usar dois estilos diferentes de vender. Um desses estilos foca no desenvolvimento e na manutenção de uma relação saudável com o cliente, seguindo uma teoria que reza que quanto melhor o relacionamento, maiores as chances de se ganhar a venda. O outro estilo é diferente; é centrado no uso de habilidades de venda para tornar o vendedor mais eficaz, com menos ênfase no relacionamento. Nenhum desses estilos funciona sozinho; deve haver um equilíbrio entre eles.

Pense em um cliente sem uma necessidade atual de compra. Não tê-la hoje não significa não tê-la nunca, pois sempre há a possibilidade de negócios futuros. Os bons vendedores sabem disso, e mantém interações regulares com esse cliente visando a preservar a reputação e a imagem da empresa. Estas interações são focadas no relacionamento. Eis que esse cliente começa um processo de compra; é hora da troca de estilos. Esta é uma oportunidade preciosa de ganhar uma venda, e toda a artilharia de habilidades de venda deve se alinhar para montar a barreira de defesa contra a concorrência. Quando se identifica a oportunidade de vendas, o vendedor deve estar focado nela. Uma vez ganha a venda, o vendedor volta ao modo de foco no relacionamento enquanto aguarda a próxima oportunidade. Essa dupla personalidade da interação com o cliente sugere uma forma de aproveitar dos benefícios diretos da automação de vendas mantendo os requisitos do CRM. Determine a essência da interação – é mais focada na oportunidade ou no relacionamento? Ao responder-se a essa pergunta, a interação estará classificada.

Na automação de vendas aplicada com precisão, nossa ênfase são as interações com foco em oportunidade que ocorrem durante um ciclo de vendas. São elas que permitem o uso das verdadeiras habilidades de vender para ganhar a oportunidade da concorrência. Elas são importantes o suficiente para serem classificadas como críticas.

Vendedores conhecem o processo de vendas, mas o termo é por vezes exageradamente usado e mal entendido. Sabemos de nossas discussões sobre CRM que o processo é importante. O processo, no contexto do ‘processo de vendas’, é o melhor grupo de estratégias e táticas a se usar para ganhar a venda. As táticas são os tijolos para a execução da estratégia, e as táticas são executadas através da interação crítica. Desta forma, se olharmos o dia a dia operacional, o vendedor executa as estratégias através de cada uma das interações críticas e a partir das informações passadas e recebidas para e do cliente, o computador consegue analisar quão longe ou quão perto da estratégia escolhida para ganhar a venda se está.

Assim, podemos considerar que as  interações críticas são o insumo básico para a implementação da estratégia para ganhar a venda. Elas formam a espinha dorsal do processo de vendas.

Processos de compra também têm sua influência. Contudo, os processos de venda são, na verdade, reações à forma essencial de comprar; em outras palavras, o processo de vendas evolui como uma reação ao processo de compra do cliente. O processo de compra é universal e bem simples – é guiado por um fluxo linear, que começa na etapa de definição de necessidades reais, vai para a etapa de investigação de possíveis soluções e termina na etapa de negociação do acordo final. Já o  processo de vendas deve reagir de acordo com o andamento desse fluxo, com os vendedores ajustando suas habilidades conforme a necessidade e precisa ser  construído a partir de um conjunto de
Interações críticas cuja eficiência é historicamente comprovada pelo desempenho em  vendas passadas.

Enio Klein é professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo – BSP, Dretor da K&G Sistemas e General Manager da operação SalesWays no Brasil.www.salesways.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.