Google elege mobilidade como sua principal prioridade

0

O Google consagrou sua presença junto ao mercado de telefonia móvel nesta terça, dia 16, durante o Mobile World Congress. Além de ter consolidado a plataforma Android como a preferida dos fornecedores de handsets, ganhando destaque e presença no portfólio de quase todas os fabricantes (exceto os que têm plataformas proprietárias), o gigante da Internet ainda tentou ganhar a simpatia da plateia ao dizer que estabeleceu a mobilidade como sua prioridade número um. Eric Schmidt, CEO do Google, solou em uma sessão dedicada só a ele e respondeu a uma sessão de mais de meia hora de perguntas e respostas com a plateia, fato raro em eventos desse tipo.
Além de dizer, com todas as letras, que tem no mercado de telefonia móvel a sua prioridade (projeto apelidado de Mobile First), o que significa pesquisar aplicações e tecnologias que otimizem a experiência de Internet móvel, Schmidt demonstrou uma série de aplicativos em desenvolvimento e anunciou que os celulares Android terão capacidade de rodar a tecnologia Flash, plataforma predominante para conteúdos audiovisuais na web fixa. "As pessoas precisam fazer com o celular tudo o que fazem com o computador", diz o CEO do Google. O iPhone e a plataforma Windows Phone não têm suporte à tecnologia Flash.
Dumb pipes
O momento mais complicado para o CEO do Google foi o das perguntas da plateia, quando em alguns momentos foi duramente provocado a responder questões que, de fato, preocupam muitos operadores. A primeira é se o Google vê os operadores como meros provedores de banda ("dumb pipes"). Schmidt negou categoricamente e disse que compreende o papel dos operadores em investir e desenvolver as tecnologias de acesso e o uso das redes. Ele disse que os operadores terão um papel fundamental na Internet móvel e que há coisas em que eles são indispensáveis, como em mecanismos otimizados de cobrança pelos conteúdos.
Provocado sobre os planos do Google na área de infraestrutura, Eric Schimidt disse: "não temos nenhum plano de investir em maior escala em infraestrutura além dos testes já anunciados", em referência ao projeto de fibra óptica que o Google pretende montar na Califórnia para testar acessos a velocidade de 1 Gbps. Ele disse que o investimento em fibra e o investimento em acesso wireless, como o feito na Clearwire (operadora de WiMax), têm apenas o objetivo de permitir o domínio dessas plataformas.
Apenas plataforma
Aliás, ao falar sobre o que não pretende ser, o CEO do Google procurou também acalmar os provedores de conteúdo. "Nós não temos intenção de fazer conteúdos de maneira nenhuma. Somos e continuaremos sendo apenas plataforma para distribuição de conteúdos".
Ele explicou também a posição do Google sobre neutralidade de rede. "Os detentores de infraestrutura têm que remunerar as suas redes. Só não gostaríamos que houvesse discriminação entre serviços similares", disse, em linha com o que já havia dito o CEO da Vodafone no painel da manhã.
Para o Google, uma das lições importantes ensinadas pela banda larga fixa é que a padronização é fundamental na Internet. "Acreditamos em sistemas abertos e em plataformas abertas. Se isso desenvolver o mercado de banda larga, será bom para o Google".
Eric Schmidt disse acreditar que aos poucos pode haver uma mudança na assimetria de tráfego entre conteúdos baixados pelos usuários (download) e aquilo que o usuário sobe para a rede (upload). "Tradicionalmente, os downloads superam em dez vezes os uploads, mas isso pode começar a mudar se virmos mais jogos em rede e aplicações de telepresença, o que deve acontecer em breve", disse.
Dono do cliente
Uma das perguntas mais provocativas feitas pela plateia foi se o Google vê o usuário dos serviços de banda larga móvel como um cliente seu ou da operadora. Schmidt disse que as relações na Internet entre usuários e provedores de infraestrutura e conteúdos estão se tornando mais complexas. "Provelmente, esse cliente será de nós dois", disse ele.
O Google também foi provocado a responder se pretende ter outras fontes de receita além da publicidade, e qual seria a meta. O CEO reiterou que a publicidade é e continuará sendo a principal fonte de receita do Google. "É um mercado que mundialmente gira US$ 1 trilhão por ano, então achamos que há espaço para crescermos tranquilamente", disse, deixando claro que todas as inovações que o Google pretende trazer ao mercado de telefonia visam, justamente, melhorar o potencial de venda de publicidade. O CEO do Google foi enfático ao defender o mercado potencial do mobile advertising. "Hoje, a fatia das verbas que se destinam às plataformas online são pequenas e menores ainda quando falamos em online móvel, mas isso vai mudar porque o direcionamento e o nível de informação que se tem sobre o usuário móvel são insuperáveis".
Ele disse que o Google tem algumas áreas que ainda pretende desenvolver, como a de aplicações para smartgrids (redes elétricas inteligentes e interconectadas às redes de telecomunicações) e machine-to-machine.
O Google também não parece querer impor aos operadores uma application store única para os aplicativos Android, como faz a Apple com o iTunes. "Achamos que quanto mais formas de distribuição dos aplicativos, melhor".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.