Bill Gates critica projeto de laptop de 100 dólares

0

O presidente da Microsoft, Bill Gates, criticou duramente o projeto de laptops de 100 dólares para crianças de escolas de países em desenvolvimento, promovido por uma organização sem fins lucrativos com apoio de empresas como a rival Google.

A declaração foi feita durante o Fórum para Líderes de Governo das Américas, promovido pela empresa em Washington, que se encerrou na quarta-feira (15/3). "A última coisa que você quer fazer com um computador que será compartilhado é produzi-lo sem disco rígido e com uma tela minúscula", disse Gates.

"Hardware é uma pequena parte do custo [e fornecer recursos de computação]", disse o executivo, acrescentando que as maiores despesas incorrem da conectividade em rede, aplicativos e suporte.

Antes de sua crítica ao projeto que conta com o Brasil como um dos países interessados, Gates mostrou um novo computador ultraportátil que executa o sistema operacional Windows em uma tela de sete polegadas sensível ao toque. O dispositivo deve ser vendido por entre US$ 599 e US$ 999, segundo a Microsoft.

O executivo descreveu os notebooks de 100 dólares como máquinas que terão uso compartilhado, mas o objetivo da organização One Laptop Per Child (Um laptop por Criança), criada pelo pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Nicholas Negroponte, é distribuir milhões de computadores portáteis entre crianças em idade escolar de países em desenvolvimento. A organização não respondeu às críticas de Gates.

No início do ano, o fundador do Google, Larry Page, disse que sua empresa apóia o projeto do notebook de 100 dólares. Ele mostrou um modelo da máquina que usa software livre e que pode ser alimentado com energia fornecida por uma manivela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.