HP faz parceria com Leap Motion para levar controle gestual a seus PCs

0

A HP firmou parceria com a Leap Motion, fabricante americana de hardware e software, para desenvolver um atributo anunciado como "inédito" no mercado de computadores. A fabricante quer levar a tecnologia de controle gestual da Leap Motion para suas máquinas, a fim de oferecer novas propostas de interação homem-máquina, sem necessidade de toques no mouse ou no teclado. As empresas não forneceram detalhes financeiros ou os termos do acordo, apenas divulgaram a "colaboração para levar o recurso de controle por movimentos 3D a equipamentos da HP". Segundo o CEO da Leap Motion, Michael Buckwald, "as possibilidades de inovação são incríveis".

A tecnologia em si não é algo novo. O Kinect, console de games da Microsoft, foi um dos primeiros a trazer esse tipo de interação gestual homem-máquina, sendo usado inclusive para aplicações corporativas quando programado com software específico. Uma delas é o uso do equipamento para cirurgias remotas, por exemplo. A HP, contudo, precisa de inovação, e por isso o binômio "pesquisa e desenvolvimento" é repetidamente mencionado pela CEO, Meg Withman, como crucial para recuperação da companhia. O orçamento de P&D, inclusive, foi mantido apesar da situação financeira delicada da empresa — encerrou o ano fiscal de 2012 com prejuízo de US$ 13 bilhões, dos quais US$ 8 bilhões foram resultantes de impropriedades fiscais da Autonomy. Depois realizar cortes de empregados e a reestruturação executiva, a HP agora vai se concentrar no desenvolvimento de novas tecnologias para tentar retomar a lucratividade. Um exemplo disso é a linha de sevidores Moonshot, baseados na arquitetura e componentes usados em dispositivos móveis.

Além disso, o mercado de PCs também precisa de recuperação. Com a difícil concorrência dos tablets, as remessas de PCs sofreram uma queda maior que a esperada no primeiro trimestre deste ano, segundo a IDC. Na verdade, foi o quarto trimestre consecutivo de queda nos embarques de computadores, marcando a incerteza do mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.