Convergencia de plataformas é a estratégia da Microsoft para retomar espaço no mercado mobile

0

A convergência entre múltiplas plataformas é o caminho adotado pela Microsoft para recuperar o espaço perdido no mercado de smartphones, afirmou o gerente de produtos Windows Phone da empresa, Décio Farias. Segundo ele, a integração entre as plataformas móvel (Windows Phone), fixa (Windows) e de games (XBox) pode ser um diferencial na disputa pelo consumidor de produtos mobile, em um mercado cuja concorrência com gigantes como Google e Apple torna-se cada vez mais acirrada.

“Já chegamos a ter mais de 30% do mercado móvel, mas perdemos espaço nos últimos anos para Google e Apple. Com o Windows Phone e as novas parcerias com fabricantes como Nokia, Samsung e HTC, estamos embarcando novamente no trem”, disse o executivo, que acha difícil, contudo, recuperar, ao menos no curto prazo, a mesma fatia do mercado. “Mesmo que nesse primeiro momento não consigamos recuperar todo o espaço que tínhamos, é uma forma de nos reposicionarmos”, afirmou.

Perguntado se uma atualização do Windows Phone poderia se seguir ao lançamento da nova versão do Windows, prevista para o segundo semestre de 2012, Décio não confirmou, mas deu a entender que esse deve ser um caminho natural, em função da ideia de “convergência entre as três telas (desktop, smartphones e games)” que vem pautando as ações da Microsoft.

“A ideia é que caminhemos cada vez mais rumo a uma convergência entre essas três plataformas. Isso já pode ser notado nas interações entre o Windows Phone e o Xbox, e com certeza vai estar ainda mais evidente no Windows 8”, disse ele.

Sobre a parceria com a Nokia, cuja linha Lumia (equipada com Windows Phone) foi lançada recentemente com bastante destaque no Brasil, ele afirma que ainda é cedo para uma avaliação dos resultados, mas se disse bem impressionado com as reações iniciais no País.

“Ainda não temos dados consolidados, pois  trata-se de um lançamento realizado há poucos meses, mas temos a medida do sucesso pela rápida adesão (ao Lumia) pelas quatro grandes operadoras. Passado o Dia das Mães, poderemos ter uma ideia melhor de como está sendo a recepção do público brasileiro”, disse.

Apps

Outro ponto abordado por Farias foi o desenvolvimento de apps para Windows Phone, tido como um dos pontos fracos da plataforma da Microsoft, que ainda fica para trás diante da enorme oferta de aplicativos para iOS e Android.

Segundo ele, a oferta de apps no Marketplace da empresa já ultrapassa o número de 80 mil, e vem evoluindo rapidamente: uma média de 340 apps novos por dia são criados para o Windows Phone, sendo 66% deles gratuitos e 34% pagos, a um preço médio de US$ 1,43.

O Brasil, segundo ele, é um dos grandes mercados potenciais para a plataforma. “Antes mesmo do lançamento da parceria com a Nokia, já havíamos feito workshops e disponibilizado o acesso ao SDK para o desenvolvimento de softwares. Estamos tendo uma resposta muito boa do mercado, e a tendência é de alta”, afirmou.

Farias participou do painel de abertura do 11º Tela Viva Móvel, que acontece até esta quinta-feira, 17, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.