Só um terço dos brasileiros tem internet em casa, indica FGV

1

Apenas 33% dos brasileiros têm acesso à internet em casa e quase a metade deles utiliza banda larga.  O número coloca o Brasil no 63º lugar no ranking de 154 países em número de pessoas com acesso domiciliar a internet. Os dados são da pesquisa Mapa da Inclusão Digital, divulgados nesta quarta, 16, pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pela Fundação Telefônica, e revelam que a chance de acesso da classe AB é quase 12 vezes superior a da classe E e 4,5 vezes a da classe C. Na Suécia, 97% dos domicílios estão conectados à rede.

O estudo utilizou dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o mapa, a cidade de São Caetano do Sul, na região do ABC paulista, apresenta o maior índice do país de acesso à internet em casa (69%). Já em Aroeiras, no interior do Piauí, o percentual é igual a zero.

O mapa mostra também cidades em que o nível de acesso se difere por regiões. No Rio de Janeiro, por exemplo, 56% de domicílios têm acesso à internet. Na Barra da Tijuca, bairro nobre da zona oeste, esse índice chega a 94%, a vizinha, Rio das Pedras, apresenta o menor índice da cidade (21%).

No ranking de acesso por capitais nos últimos três meses, considerando as que mais utilizam a internet, a primeira posição é de Florianópolis, com 61,65%, seguida por Curitiba (59,98%), Palmas (59,70%), Brasília (56,23%) e Porto Alegre (55,89%). Entre as piores no ranking estão São Luís (41,59%), Recife (41,45%), Manaus (40,08%), Macapá (39,06%) e Maceió (34,23%).

As menores capitais da região Sul e as jovens do Centro-Oeste lideram no uso da rede mundial. Florianópolis é a capital com maior proporção de classe A e segundo município do Brasil no quesito. Palmas não só é a capital mais jovem, mas entre os 5.568 municípios aquele com maior proporção de jovens.

Para o coordenador da pesquisa, Marcelo Neri, da FGV, as desigualdades sociais não são os únicos fatores para esse resultado. “Copacabana é um bairro rico, mas tem uma grande população de idosos que não costumam usar computadores e internet”, destacou.

Segundo a pesquisa, a maior parte da população acessa a internet em casa, utilizando banda larga (46,92%). Depois, vêm os centros públicos de acesso pago (35,11%). Cerca de 31% acessam no trabalho, seguido da casa de amigos e parentes (19,7%) e instituição de ensino (17,5%). O acesso público gratuito é utilizado por 5,52% da população. Na pesquisa, os entrevistados puderam escolher mais de uma opção de acesso.

Neri lembrou a importância de o Estado criar mais centros de inclusão digital em oposição ao computador pessoal como forma de socializar os custos de acesso à internet.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.