Brasil está mal preparado para veículos autônomos, diz KPMG

0

O Brasil é o país menos preparado para a utilização de veículos autônomos dentre os 25 analisados no "Índice de Prontidão para o Uso de Veículos Autônomos 2019" (2019 Autonomous Vehicles Readiness Index, em inglês), da KPMG. Além disso, em comparação com o ano anterior, a situação brasileira piorou, caindo da 17ª para a 25ª posição e passando a ocupar a última posição no ranking este ano

"O desempenho brasileiro poderia ser impulsionado por novos programas de incentivo para veículos focados em eficiência, segurança e pesquisa. Fomos superados por Rússia, México e Índia, mas existe espaço para otimismo, existem alguns projetos de pesquisa e desenvolvido em andamento nas universidade e, caso o governo consiga dar os incentivos adequados e os fabricantes consigam colocar produtos com preços competitivos, o consumidor brasileiro tende a adotar novas tecnologias rapidamente", afirma Mauricio Endo, sócio-líder de Governo e Infraestrutura da KPMG no Brasil e na América Latina.

Os resultados revelam que vários países estão fazendo rápidos progressos para um futuro com veículos autônomos e que há governos focados em estimular a modernização do transporte e assegurar que os carros e caminhões sem motoristas tragam benefícios significativos o quanto antes para as suas comunidades.

Elaborado com o propósito de verificar a prontidão e a receptividade em vários países, o índice teve como base a dimensão e o progresso econômico na adoção de veículos autônomos. Foram utilizados quatro critérios para avaliar a prontidão dos países: política e legislação; tecnologia e inovação; infraestrutura; e aceitação do consumidor.

A liderança ficou com Holanda e Singapura (que mantiveram a primeira e segunda colocação, respectivamente) e Noruega, que passou a ocupar a terceira posição. De acordo com o estudo, os dez países mais preparados para um futuro com meios de transporte autônomos são os seguintes:

País

Classificação 2019

Classificação 2018

Holanda

Singapura

Noruega

n/a

Estados Unidos

Suécia

Finlândia

n/a

Reino Unido

Alemanha

Emirados Árabes Unidos

Japão

10º

11º

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.