Efeito colateral de um processo de preparação para Outsourcing

0

Lá estava eu cercado de documentos e planilhas. Eram inúmeras informações desde a quantidade de sistemas, relatórios de incidentes, padrões de documentação até as metodologias. Um grande número de dados que foram coletados e organizados por várias equipes durante meses de trabalho com o intuito de informar, aos provedores de serviço, as condições em que estão os ativos de sistemas para que estes sejam capazes de entender o complexo ambiente de TI da organização.

Enquanto analisava a montanha de documentos, parei um pouco para pensar no significado destas informações; não do ponto de vista do provedor de serviços, mas sim, na visão do cliente. Neste instante verifiquei a riqueza das informações contidas na pilha de documentos e nos procedimentos que foram necessários para gerar toda a proposta apresentada.

Durante este processo, a empresa teve que buscar ?dentro de casa? os motivadores para fazer Outsourcing. Tentar buscar o que não funciona como deveria ou funcionaria melhor ou mais barato sendo feito fora de casa. Foi feita uma auto-análise das condições dos sistemas, buscando perceber em qual realidade se encontravam estes ativos, esmiuçando todas as áreas e investigando, inclusive, os ativos localizados dentro de silos na empresa.

Junto às áreas de negócios, foi solicitado o alinhamento dos objetivos e dos níveis de serviços de que realmente a empresa necessita. Foi refeito o planejamento estratégico de crescimento e transformações para um período de 3 a 5 anos (tempo padrão em contratos de Outsourcing). E ainda, foi desenvolvido um olhar direcionado às pessoas que suportam a estes ativos; suas habilidades identificadas e as pessoas que são indispensáveis foram relacionadas. Verificou – se todo o processo de controle de incidentes e de relacionamento com as diversas unidades dentro e fora de TI. Por fim, levantou-se a documentação e a qualidade da mesma para cada ativo de TI.

Após este processo de preparação, as informações foram analisadas, consolidadas e enviadas para o mercado. Cada provedor de serviços respondeu à solicitação feita apresentando planos, soluções, modelos e diversas informações relevantes ao processo. No término deste período e, independente do resultado do processo de Outsourcing, uma oportunidade se apresenta de forma bem clara: utilizar todo este conhecimento internamente. Mesmo que o Outsourcing não se realize após tanto esforço, tempo e dinheiro investido, alguns dos efeitos colaterais podem ser muito benéficos para a organização e podem ser utilizados como insumo para uma nova direção estratégica, tática e operacional para a empresa.

Paulo Corrêa Matta, diretor de Pré-venda e Parcerias da BRQ Soluções em Informática

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.