Neovia vai participar do leilão das faixas para banda larga sem fio

0

A Neovia, provedora de serviços de transmissão de dados baseados na tecnologia WiMAX, anunciou nesta quarta-feira (16/8) o interesse em participar do leilão das faixas de freqüência de 3,5 GHz e 10,5 GHz, destinadas a serviços de banda larga sem fio.

A empresa já opera na faixa de 3,5 GHz graças a uma licença adquirida no leilão de 2002, mas informou que tem planos de entrar nessa nova licitação para obter outros blocos de freqüência. No Estado de São Paulo, a rede da Neovia, baseada em tecnologia IP wireless, cobre atualmente 25 municípios.

De acordo com o presidente da Neovia, Maurício Coutinho, o leilão é importante porque abrirá espaço para novos competidores no mercado de banda larga, impulsionando a popularização do WiMAX no Brasil, uma vez que essas faixas são destinadas ao uso da tecnologia. ?O mercado de telecom como um todo ganha com o leilão. Usuários de banda larga terão mais opções de prestadores de serviços, beneficiando a competitividade. A posição da Neovia é de total apoio ao leilão, independentemente dele acontecer em setembro, como estava inicialmente previsto, ou mais adiante.?

Pelo cronograma original da Anatel, as propostas das empresas interessadas em participar do leilão deveriam ser entregues no dia 4 de setembro e a abertura das ofertas financeiras seria no dia 18 do mesmo mês. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, no entanto, solicitou ao órgão regulador a suspensão temporária da licitação, alegando que deveriam ser criadas regras para que o governo reservasse pelo menos um bloco das faixas para o seu programa de inclusão digital.

Segundo o presidente da Neovia, o adiamento ou não do leilão é uma questão a ser discutida entre agência e ministério e que tão logo seja estabelecida uma nova data, ou mantida a atual, a empresa formalizará sua participação. ?Estamos confiantes de que será tomada a melhor decisão. É de interesse do mercado que os eventuais impasses sejam resolvidos o mais breve possível.?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.