Sistemas de geração de relatórios são essenciais para adequação à Sox

0

As análises dos estudos de mercado Projeções e Principais Tendências de Mercado Mundiais para Aplicativos de Conformidade Financeira 2006-2010, realizado pela IDC, e Software para Cumprimento da Sarbannes-Oxley em 2006: O Foco Mudará para a Otimização de Controles, da Forrester Research, apresentam uma lista resumida dos componentes necessários para atingir um cumprimento sustentável da lei americana, que determina que as empresas listadas na bolsa produzam relatórios detalhados de suas finanças, entre outros requisitos.

As recomendações foram anunciadas nesta quarta-feira (16/8) pela Hyperion, fornecedora de software de business performance management (BPM) e business intelligence. Os aplicativos de consolidação e geração de relatórios financeiros estão nas duas listas. A Hyperion foi citada pela Forrester como exemplo de fornecedor para as grandes sociedades anônimas que, normalmente, possuem consolidações complexas.

O relatório da IDC afirma que as organizações que implementarem sistemas comprovados de geração de relatórios e consolidação provavelmente contarão com uma eficiência operacional que permitirá analisar mais detalhadamente o seu desempenho financeiro.

?Pela primeira vez, dois relatórios diferentes emitidos quase simultaneamente por importantes institutos de pesquisa consideram a geração de relatórios e a consolidação financeira componentes importantes de processos sustentáveis de compliance?, explica Claudio Pedone, diretor regional da Hyperion Brasil.

Segundo ele, ao indicarem esses recursos como essenciais ao cumprimento da Sox no longo prazo, os relatórios da Forrester e da IDC mostram que as soluções de BPM atendem às específicas e exigentes necessidades de geração de relatórios de adequação à lei. Pedone observa ainda que os dois relatórios destacam as vantagens contínuas da implementação de uma solução de BPM para toda a empresa. ?Essas são vantagens que proporcionam detalhamento todos os dias, não apenas uma vez por trimestre ou por ano?, afirma.

Tanto a IDC quanto a Forrester prevêem que os investimentos das grandes corporações em aplicativos para adequação financeira continuarão crescendo em um ritmo constante. A IDC calcula que o tamanho do mercado atingiu US$ 1 bilhão em 2005, e espera uma taxa anual composta de crescimento de 16,5% até 2010. A Forrester, por sua vez, prevê que o maior crescimento das vendas de software de compliance ocorrerá nos próximos três anos, à medida que as organizações abandonarem o uso de planilhas, que são demoradas e propensas a erros, para adotar soluções automatizadas e mais eficientes.

?As empresas que ainda não o fizeram estão adotando aplicativos de consolidação financeira como sistemas de registro para geração de relatórios?, afirma Kathleen Wilhide, diretora de pesquisas de soluções de compliance de BPM da IDC e autora da análise de mercado do instituto. Ela explica que a compliance levou a um ressurgimento nesse mercado, pois os controles nos processos de geração de relatórios financeiros foram mencionados como pontos fracos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.