Brasil se torna 3º maior em vendas de PCs no 2º trimestre

0

O volume de PCs vendidos no Brasil alcançou 3,86 milhões de unidades no segundo trimestre deste ano, um recorde histórico, e 12,5% superior ante o mesmo período de 2010. Com o resultado, o Brasil superou o Japão no trimestre e se tornou o terceiro maior país em vendas de PCs, ficando atrás somente de Estados Unidos e China. O número representa o segundo recorde consecutivo, já que o anterior havia sido atingido nos primeiros três meses do ano.
O desempenho foi impulsionado preponderantemente pela expansão da comercialização de notebooks, que saltaram 26,7% e ficaram em 1,987 milhão, representando 51,5% do total. Já na comparação com o primeiro trimestre deste ano, as vendas de notebooks tiveram alta de 10,5%. As vendas de desktops, por outro lado, registraram apenas um ligeiro aumento de 0,5% ante o segundo trimestre do ano passado e totalizaram 1,872 milhão no período de abril a junho deste ano.
"A venda de notebooks está crescendo a um ritmo bastante acelerado. Os preços estão agressivos e assim devem permanecer, principalmente pelo fato de que o valor do dólar não deve subir. A tendência é que a representatividade de notebooks sobre o total vendido aumente, podendo ultrapassar a marca de 54% no fim do ano", avalia Martim Juacida, analista de mercado da IDC Brasil.
O analista menciona ainda que a renovação do parque de PCs realizada pelo mercado corporativo também é um fator positivo para o mercado brasileiro de PCs, assim como a continuação da forte demanda do segmento de consumo. Entre abril e junho, as vendas de PCS para as empresas responderam por 28,5% do total, enquanto que para o setor de consumo representou 69,5% e o para a área de governo e educação, 4,7%.
Para este ano, a expectativa inicial da IDC apontava para cerca de 16 milhões de unidades vendidas, mas, segundo Juacida, este número deve ser superado face ao crescimento acelerado da demanda. Em relação à comercialização de tablets, que não são incluídos no segmento de PCs, a expectativa da consultoria é que chegue a mais de 400 mil unidades neste ano, expansão projetada de quatro vezes em relação aos 100 mil de 2010.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.