P&D acelera lançamento comercial de redes 5G, conclui relatório da 5G Américas

0

A 5G Americas, a associação setorial e voz da 5G e LTE nas Américas, anunciou nesta quarta-feira, 16, o estudo "LTE para 5G: A Inovação em Tecnologias Celulares e de Banda Larga", uma apresentação desenvolvida pela Rysavy Research, destacando os avanços do setor. Ele inclui uma descrição e análise detalhada das transformações que serão desencadeadas pelas redes LTE e 5G.  Ainda estamos na fase inicial do desenvolvimento dos padrões 5G, mas é possível que uma versão "não autônoma" seja implementada até 2019.

"O futuro da banda larga móvel, que inclui a LTE-Advanced e a 5G, é muito promissor, e suas capacidades não param de crescer", disse Chris Pearson, presidente da 5G Americas. "Os padrões e os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento focados em 5G estão adiantados e pode ser possível implementar a tecnologia em ambientes comerciais antes do previsto. Em 2021, a LTE deve representar 4,7 bilhões de conexões; as tecnologias LTE e a 5G devem ser amplamente interdependentes até o final da década de 2020."

As operadoras terão muitas oportunidades de investir em inovações para suas 530 redes comerciais LTE (GlobalComms, TeleGeography), entre as quais a Voz-sobre-LTE, Multiple Input Multiple Output (MIMO) de ordem maior, Agregação de Portadores, Acesso Licenciado Assistido/LWA/LWIP, capacidades da Internet das Coisas (IoT) em IoT de Banda Estreita (Narrowband-IoT) e Categoria M1, Comunicações Veículo para Todo (V2X), Suporte para Células Pequenas, Redes Auto-Organizadas, Conectividade Dupla – melhorando o desempenho, a eficiência e a capacidade de suas redes e viabilizando novos setores verticais.

A 3GPP implementou o processo de padronização da 5G com o Release 14, que incluiu um estudo da tecnologia Novo Rádio (NR), divulgando a primeira fase de especificações no Release 15, que incluem as opções autônomas e não autônomas, e depois passou para a segunda fase de especificações completas no Release 16. A 3GPP deve concluir a primeira fase da opção Não Autônoma da 5G Novo Rádio (NR) para Banda Larga Móvel Avançada até março de 2018. O processo de padronização da 5G deve continuar até 2020, mantendo o desenvolvimento de novos recursos até o final da próxima década.

O relatório LTE para 5G: A Inovação em Tecnologias Celulares e de Banda Larga reflete o escopo dos avanços mais importantes para tecnologias sem fio em 2017, incluindo:

• Aceleração de pesquisa e desenvolvimento de 5G

• A definição de 5G Novo Rádio (NR)• A LTE como padrão global para a tecnologia celular

• As grandes vantagens da LTE-Advanced

• A adoção em massa da Internet das Coisas com as novas capacidades de IoT Celular em 3GPP Release 13

• Maior integração de espectro não licenciado com o espectro celular

• A importância das frequências em bandas baixas, médias e altas para a 5G

• Novos modelos de espectro que incluem frequências licenciadas, compartilhadas e não licenciadas• O progresso na área de células pequenas

• A Emergência de Virtualização de Funções de Rede (NFV)

• A linha do tempo da 3GPP para desenvolvimento de padrões LTE

O relatório explica a transformação da banda larga e descreve o caminho pra a 5G, além das capacidades planejadas e previstas para as tecnologias sem fio LTE e 5G.Peter Rysavy, autor do relatório, disse que "O relatório explica que a 5G foi projetada para atender vários casos de uso em várias bandas de frequência, e terá um grande e importante impacto sobre a comunicação móvel, a banda larga e a IoT".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.