TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Acionista processa HP por 'iludi-lo' sobre mudanças na empresa

Postado em: 16/09/2011, às 15:24 por Redação

A HP foi processada por um acionista, que alega que a fabricante o iludiu durante as recentes mudanças anunciadas pela companhia que levaram à queda nos preços das suas ações, incluindo o anúncio de separação (spin-off) de sua divisão de PCs. A ação foi protocolada na terça-feira, 13, por Richard Gammel, um dos acionistas da empresa, na Corte Central da California. Ele alega que o CEO da HP, Leo Apotheker, e a diretora financeira, Catherine Lesjak, fizeram falsas afirmações para inflar os preços das ações da companhia, mesmo sabendo que a situação dos negócios era o contrário daquilo que disseram.

O processo cita especificamente comentários de Apotheker sobre as expectativas de resultado, a importância da unidade de PCs e o negócio do sistema operacional webOS, adquirido pela HP com a compra da Palm.  Em agosto, a empresa admitiu que estava avaliando a realização do spin-off da divisão de PCs e que iria descontinuar a produção de dispositivos com o webOS. Ela também revisou para baixo as metas de lucro, e tudo isso, segundo Gammel, resultou na queda de cerca de 20% no preço da ação da HP.

Procurada pelo The Wall Street Journal,  a empresa se negou a comentar sobre o processo. Para vencer a ação, o acionista terá  de provar que os executivos da HP sabiam que estavam fornecendo declarações falsas. Analistas afirmam que conseguir provar tais intenções é “muito difícil” na Justiça americana.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top