Disputa entre lojas virtuais gera deflação nos preços dos produtos em setembro

0

Os preços dos produtos comercializados pela internet registraram deflação de 1,1% em setembro, segundo o índice e-Flation, que mede a variação de preços dos produtos vendidos pela rede mundial. O percentual foi o mesmo registrado no mês de agosto.

De acordo com o indicador, elaborado pela escola de negócios da Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com a consultoria Felisoni & Associados, os produtos que registraram a maior queda foram os da categoria cine e foto (3,4%), telefones e celulares (2,3%), eletroeletrônicos (1,9%), informática (1,7%) e brinquedos (0,9%). Já os índices que apresentaram inflação foram: linha branca (0,5%), medicamentos (0,7%), livros (0,8%) eletroportáteis (1%), perfumes e cosméticos (1%) e CDs e DVDs (2,2%).

“Ao longo dos meses percebe-se que a grande possibilidade de pesquisas de valores gera uma acirrada concorrência na internet, o que causa constante deflação nos preços. Mas, nos próximos meses, aguardamos inflação em algumas categorias por conta da proximidade de datas sazonais como Dia das Crianças e Natal”, argumenta Cláudio Felisoni, presidente do conselho do Provar/FIA.

O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de "campeões de vendas".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.