GSK cria sistema para oferecer informação científica aos clientes

0

A GlaxoSmithKline (GSK) é uma companhia farmacêutica de pesquisa, com cerca de 7% de participação no mercado farmacêutico global e presença em 117 países. Ao completar 100 anos no Brasil, em 2008, a companhia começou a planejar estratégias que pudessem oferecer aos médicos, farmacêuticos, enfermeiros, entre outros clientes, acesso a informações científicas de forma rápida e eficiente. A empresa conta com aproximadamente 1,1 mil funcionários no país. Sua produção está baseada em duas fábricas localizadas no Rio de Janeiro, que abastecem o mercado brasileiro e mais 11 países da América Latina.

Nasceu, assim, o SIM – Serviço de Informação Médica, um canal de suporte técnico-científico através do qual os profissionais podem ter acesso de forma irrestrita às publicações científicas. Com foco na pesquisa e desenvolvimento de medicamentos e acesso a diversas fontes de informação, a GSK desenvolveu um canal de apoio aos especialistas brasileiros. "Decidimos colocar à disposição desses profissionais o que uma indústria farmacêutica tem de melhor, sua infraestrutura de informação médica”, explica Adriane Pereira, gerente da Central de Informações da GlaxoSmithKline.

O principal objetivo do SIM é servir de canal para as ações de relacionamento com o cliente da GSK. "Entre os serviços oferecidos estão a realização de pesquisas bibliográficas, busca de artigos e estudos de interesse, acesso a monografias, bulas e a qualquer tipo de informação científica", reforça a gerente, lembrando que o SIM disponibiliza materiais que possam contribuir com o profissional no momento do cuidado com o paciente – prevenção, diagnóstico ou tratamento. Através de contato simples e sem burocracia, via telefone e e-mail, os assessores científicos respondem às solicitações dos clientes.

Investimentos e resultados

“Nos últimos anos, foram investidos US$ 250 milhões na modernização tecnológica e ampliação da capacidade produtiva, e a criação do SIM está entre esses investimentos”, explica Adriane. Junto com essa injeção de recursos, a solução SIM fez a GSK perceber um melhor relacionamento entre a empresa e seus clientes após a implantação do sistema. "Trata-se de um serviço inovador, com caráter científico, que tem obtido grande reconhecimento pelos serviços prestados e por suas contribuições à educação médica continuada", confirma a executiva. Em 2009 foram registradas 16 mil solicitações, 106% a mais que o ano anterior.

Ainda focando o desenvolvimento da área de apoio aos clientes, foi criado, no início de 2009, o  SIMvip GSK. O serviço classifica e segmenta os clientes, oferecendo um tratamento diferenciado e prazos para médicos de maior destaque. O objetivo do programa é estreitar o relacionamento da empresa com as suas especialidades-alvo, fortalecer a imagem corporativa e abrir portas para as demais áreas de negócio, como força de vendas, marketing e pesquisa clínica. Já são mais de 4,5 mil solicitações científicas ao SIMvip GSK, até junho deste ano.

"Mesmo com a visitação médica, os profissionais de saúde evidenciavam a carência por um serviço que apoiasse a tomada de decisão em sua prática diária." A conclusão de Adriane  foi o motivo que fez com que a companhia começasse a pensar em alternativas para contribuir com a formação dos profissionais de saúde, seus principais clientes. "Apesar dos serviços estarem direcionados aos profissionais de saúde, nosso compromisso estende-se ao nosso bem maior, o paciente. Profissionais mais qualificados asseguram diagnósticos mais precisos e tratamentos adequados a todos os seus pacientes", conclui ela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.