Projeto do Senado, que dá incentivo a tablets, deve ir a votação na próxima semana

0

O projeto de lei de conversão (PLV 23), que inclui no programa de inclusão digital os tablets produzidos no país, poderá ser votado no Senado na próxima semana. A medida reduz a zero as alíquotas da contribuição para o PIS e a Cofins incidentes sobre a receita bruta da venda no varejo dos produtos, o que deve reduzir em 31% o preço final ao consumidor. A proposta tranca a pauta do plenário da Casa.

O PLV 23, advindo da MP 534, estabelece que, para serem englobados na medida, os tablets precisam ser fabricados conforme o chamado PPB (Processo Produtivo Básico), que caracteriza industrialização de determinado produto com o máximo de valor agregado nacional. Na Câmara, a MP 534 foi relatada pela deputada Manuela D'Ávila, que retirou do texto a permissão para que o Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) constituísse subsidiárias no Brasil ou no exterior, entre outros pontos.

No senado, a relatoria ficou a cargo do senador Eduardo Braga (PMDB-AM). "A inclusão dos tablets no Programa de Inclusão Digital, aliada aos demais incentivos em vigor, visa à elevação da taxa de investimento e de inovação, ao aumento da produtividade, ao fortalecimento do setor produtivo e ao equilíbrio do balanço de pagamentos, fatores indispensáveis à consolidação do desenvolvimento econômico", disse o senador.

O PLV, que altera o artigo 28 da Lei 11.196/2005, precisa ser votado até o dia 2 de outubro para não perder a validade. O projeto também procurou compensar a Zona Franca de Manaus, cujas empresas temem perder a concorrência na atração de fabricantes de tablets, O PLV aumentou em um ponto percentual o crédito da Cofins não cumulativa que poderá ser obtido na compra desses aparelhos se produzidos no Pólo Industrial de Manaus. Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.