Cisco é suspeita de participar de fraude em importações

0

A Operação Persona, deflagrada na madrugada desta terça-feira (16/10) pela Receita Federal, em conjunto com a Polícia Federal, para desarticular fraude no comércio exterior, prendeu na manhã de hoje 40 executivos envolvendo dirigentes de uma multinacional, líder mundial no segmento de serviços e equipamentos de alta tecnologia para redes corporativas, para internet e para telecomunicações, e empresários brasileiros, que teriam criado um esquema fraudulento para beneficiar a empresa.

Embora a Polícia Federal não confirme oficialmente o nome das empresas, a reportagem deste noticiário obteve informação extra-oficial junto à PF de que a empresa envolvida seria a subsidiária brasileira da Cisco Systems e uma distribuidora da empresa no país, a Mude, além de mais 30 empresas.

A delegada da PF, Érika Tatiana Nogueira, não quis confirmar essa informação, sob a alegação de que se trata de prisão temporária, mas revelou que todos os diretores das empresas foram presos. Se for mesmo essas companhias, significa que teriam sido presos o atual presidente da multinacional no Brasil, Pedro Ripper, o ex-presidente da operação local Carlos Carnevalli, e o presidente da Mude, Hélio Pedreira.

Procurada por este noticiário, a assessoria de imprensa da Cisco disse que não poderia se pronunciar.

Se ficar comprovada a participação da Cisco no esquema, os prejuízos para a empresa serão expressivos. Um dos motivos é que a fabricante foi a vencedora de inúmeras licitações do governo federal em projetos de inclusão digital, e de inúmeros outros de companhias privadas, por ter oferecido o melhor preço. No mínimo, os tributos e impostos não recolhidos terão de ser revistos, o que certamente causará enormes prejuízos para a empresa. Mas a principal implicação seria nos EUA, onde a empresa deve seguir estritamente às exigências da lei americana Sarbanes-Oxley, que define as regras de transparência de procedimentos de empresas de capital aberto.

Esquema

O esquema fraudulento, segundo a Receita, foi criado pelos empresários das distribuidoras para beneficiar a empresa sob investigação. A Cisco se auto-define como líder mundial no segmento de serviços e equipamentos de alta tecnologia para redes corporativas, para internet e para telecomunicações. Ainda conforme a Receita, que há dois anos vem investigando as operações das empresas, nos últimos cinco anos, o grupo teria importado, de maneira fraudulenta, aproximadamente US$ 500 milhões em valores declarados de produtos para a multinacional americana e um volume mensal de 50 toneladas de mercadorias, o que pode gerar lançamentos tributários no montante de R$ 1,5 bilhão.

A Operação Persona envolveu cerca de 650 servidores dos três órgãos, que estão cumprindo os mandados de busca e apreensão, e prisões nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Ao todo, 93 mandados judiciais de busca e apreensão e 44 ordens de prisão temporária, expedidos pela Justiça Federal de São Paulo estão sendo executados.

Segundo a Receita, a organização criminosa praticava condutas de interposição fraudulenta em importações, ocultação de patrimônio, descaminho, sonegação fiscal, falsidade ideológica, uso de documento falso, evasão de divisas e corrupção ativa e passiva. A transação seria feita por meio de offshores sediadas em paraísos fiscais ? Panamá, Bahamas e Ilhas Virgens Britânicas ? e com quadro societário composto por pessoas de baixo poder aquisitivo. As importações eram solicitadas pelo cliente final junto à multinacional possibilitando a redução de tributos, quebra de cadeia de IPI, burla aos controles exercidos pela Aduana brasileira, dentre outros mecanismos ilegais. Com esse esquema, diz comunicado do Fisco, era possível a ocultação da participação do real importador, do solicitante e dos reais beneficiários.

Eram realizadas, ainda, operações comerciais simuladas, lastreadas em notas fiscais ideologicamente falsas ou inexistentes, de subfaturamento das importações que levavam a situações de importações a custo zero e concessão de descontos que atingiam até 100% do valor das mercadorias, fato que inviabilizava a cobrança dos tributos. Na cadeia de importação, estariam os dirigentes brasileiros da multinacional americana e das distribuidoras em São Paulo, que abasteciam o mercado nacional com seus produtos, sem industrializá-los e sem participar formalmente de qualquer processo de importação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.