Debate sobre proteção contra gravações não atrasará TV digital, afirma ministro

0

Apesar de o governo ainda não ter decidido se o telespectador poderá ou não gravar, por exemplo em CD, os programas da TV digital, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse nesta terça-feira (16/10) que essa questão não atrapalha o início das transmissões digitais no país, previsto para dezembro, em São Paulo.

"Nada impede evidentemente que a TV digital comece as suas operações a partir do dia 2 de dezembro sem estar com esse sistema definido. Houve uma desinformação inicialmente, e depois informações equivocadas que foram transmitidas sobre o assunto. Nunca se pretendeu fazer qualquer bloqueio do que é transmitido pela televisão", afirmou Costa.

"O que se propôs foi que nas transmissões de alta definição ? exclusivamente nas transmissões de alta definição ? você tivesse um sistema colocado que permitiria lá na frente decidir se nós vamos autorizar mais de uma gravação ou não, porque uma gravação automaticamente já está permitida", explicou o ministro.

Ele informou que nas próximas semanas deverá se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para definir uma posição. Costa participou da abertura de encontro de servidores federais sobre segurança da informação e comunicação, no Palácio do Planalto.

Segundo o general Jorge Armando Felix, ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, o objetivo do congresso é alertar os funcionários sobre os cuidados para evitar o vazamento de informações. "De nada adianta você ter o equipamento mais seguro se a pessoa imprime documento, deixa em cima da mesa e vai tomar café. O principal é conscientizar os servidores", disse.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.