Maioria das empresas já adota modelos de governança de TI, diz estudo

0

Pesquisa realizada pelo itSMF Brasil ? capítulo brasileiro do fórum internacional que promove as melhores práticas em TI por meio da disseminação do padrão ITIL ? aponta que 85% das empresas no país investem em governança de TI. Há três anos, época do primeiro levantamento, apenas 18% das companhias adotavam disciplinas de gerenciamento de serviços de TI.

Dentro do universo pesquisado, a associação destaca também o fato de que 33% das empresas que atuam no país já adotaram o modelo ITIL em suas operações. Esse dado é a soma das empresas que afirmam adotar o ITIL (20%) com o grupo de empresas que caminham em direção à implantação da norma ISO 20.000 (13%). Além do ITIL, as disciplinas mais seguidas são CobIT (16%), balanced scorecard (11%) e CMM e PMI (6% cada uma).

Para o levantamento foram ouvidos CIOs, diretores e gerentes de TI de 200 grandes empresas do país que participam da quinta edição do itSMF Brasil Conference. O estudo englobou órgãos governamentais, grandes indústrias, empresas da área de telecomunicações, bancos e seguradoras, definindo um relevante panorama de como o mercado brasileiro encara as melhores práticas em gerenciamento de serviços de TI.

Uma área específica da pesquisa retrata de que forma as empresas adquirem serviços associados à implementação de projetos de governança de TI. Oitenta e quatro por cento das empresas pesquisadas afirmaram contratar treinamento fornecido por consultorias especializadas para capacitar seus profissionais nas diversas disciplinas de governança de TI.

Mas o estudo mostra que nem tudo são flores na trajetória das empresas que buscam adotar as melhores práticas de TI. Vinte por cento das empresas afirmam que a maior dificuldade nesse processo é adaptar e personalizar os modelos de governança de TI às necessidades específicas da companhia.

Dificuldade em definir as interfaces para a integração dos processos vem logo a seguir, com 15%; 14%, por outro lado, afirmam que a dificuldade em ter acesso a materiais e literatura em português sobre as disciplinas de governança de TI também é um impedimento para o rápido avanço desses conceitos dentro da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.