Nova versão do Ubuntu Linux estará disponível a partir de quinta-feira

0

A Canonical, empresa européia que desenvolve o Ubuntu Linux, anunciou que a versão 7.10 das edições Ubuntu Server, Desktop, Kubuntu e Edubuntu estará disponível para download gratuito a partir de quinta-feira (18/10). O Ubuntu é um sistema operacional desenvolvido pela comunidade de software livre.

De acordo com a COO da Canonical no Reino Unido, a 7.10 é o melhor trabalho da companhia e está disponível gratuitamente para todos. Segundo ela, o sistema tem alcançado o primeiro lugar em testes de capacidade de resposta e eficácia em atualizações de segurança. ?A plataforma Ubuntu tem pleno suporte e certificação, o que a torna uma escolha segura para usuários que querem explorar, implantar e aproveitar o Linux. O Ubuntu 7.10 reúne os melhores softwares livres e de código aberto disponíveis em um ambiente estável e robusto que simplesmente funciona", garante Silber.

Entre as principais funcionalidades da versão 7.10 para desktops, a Canonical destaca a configuração ?plug and play? para impressoras, bem como instalação automática de firmware para cartões de comunicação sem fio broadcom e suporte para sistemas de visualização ? para usuários de laptop, o software oferece suporte para projetor VGA externo, e para usuários intensivos, inclui a capacidade de gerenciar múltiplos monitores.

Os usuários com uma partição dupla de disco também podem, segundo a empresa, ler e gravar arquivos que estão localizados em uma partição Windows (incluindo NTFS), além de oferecer ao usuário a capacidade de pesquisar em todo o desktop, seja por arquivos, pastas, registros de chat ou fotos. Essa funcionalidade inclui o applet de barra de desktop, um local central no desktop dos usuários para todas as buscas locais e na web.

Já a edição do Ubuntu 7.10 para servidores apresenta segurança proativa e compatibilidade de hardware, além de fornecer uma plataforma rápida de implantação para desenvolvedores e empresas. No caso específico da segurança, aplicativos comuns de servidor, tais como Apache e Postfix, são protegidos com políticas padrão. Administradores podem desativar facilmente programas e recursos e adicionar políticas para atender aos seus requisitos específicos, segundo a empresa.

A versão para servidor inclui ainda um kernel para uso em ambientes virtualizados, suporte para autenticação LDAP, compatibilidade com clientes Microsoft Windows, incluindo Vista e três novos perfis de inicialização rápida, com suporte para configuração de servidor de banco de dados, impressora e e-mail, entre outros recursos.

As atualizações para o Ubuntu 7.10 serão disponibilizadas sem encargos para todos os usuários da plataforma. Esse serviço gratuito de manutenção inclui backports com novo suporte de hardware, pequenas atualizações e atualizações de segurança. Ele será mantido por 18 meses tanto no desktop quanto no servidor. Depois desse período, os usuários poderão fazer o upgrade gratuito para a nova versão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.