Governo editará decreto que obriga uso de software livre por órgãos públicos federais

4

O governo federal vai publicar na sexta-feira, 18, um decreto obrigando que todos os programas usados na administração pública federal ­­– direta ou autarquias – sejam baseados em software livre. O anúncio foi feito em primeira mão pelo diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni, na abertura da 10ª Conferência Latino-americana de Software Livre (Latinoware), na tarde desta quarta-feira, 16, que acontece em Foz do Iguaçu, no Paraná.

"Hoje é um dia histórico para os defensores de software livre e eu faço questão de divulgar aqui, para a comunidade", disse Mazoni. De acordo com ele, a exigência é que os softwares sejam auditáveis, ou seja, que se possa desmontá-los e verificar se eles estão fazendo exatamente o que devem fazer ou se, por exemplo, há algum programa malicioso instalado.

Na segunda-feira, 14, a Presidência da República já tinha anunciado o uso do Expresso V3, sistema de e-mails baseado em código aberto que, até 2014, deve predominar na administração pública federal. As medidas têm o objetivo de reforçar a segurança virtual e reduzir o risco da espionagem em mensagens oficiais.

4 COMENTÁRIOS

  1. Absurdo é o seu comentário meu caro… Já leu sobre o FreeBSD, o NetBSD e OpenBSD e quantas vezes o mesmo já tiveram brechas de segurança exploradas? Aquele que vê um assunto e o rejeita antes de se inteirar é que comete ato impensado.

  2. Burrice? Vamos lá, é mais burrice pagar algumas centenas de reais por um software para digitar texto ou obter gratuitamente um que faz a mesma coisa? É mais burrice usar um software só por ser mais "bonitinho" ou usar um neurônio a mais para aprender algo novo? Deixa de ser "burro" Cuca, você de ser mais um daqueles usuários inertes refém de empresas de software se achando o tal porque comprou um serial! Cresça.

  3. Muito bem, aqui em nossa cidade estamos implementando, é impressionante a redução do número de chamadas técnicas necessárias e a estabilidade das estações, a mudança cultural é o maior desafio já que as ferramentas não tem aparência a luxuosa mas fazem exatamente a mesma coisa. O maio inimigo do software livre é quem usa software pirata, por incrível que pareça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.