Casas Bahia investe R$ 20 mi em centro de tecnologia

1

Com o objetivo de garantir alta disponibilidade para o processamento de dados de toda a rede e abrigar de forma adequada as atividades relativas à TI, a Casas Bahia inaugurou hoje (16/11) o seu centro de tecnologia em prédio localizado ao lado da matriz da empresa, em São Caetano do Sul, na região do ABC paulista. ?Uma empresa com mais de 55 mil funcionários e 18 milhões de clientes ativos, não poderia pensar em ter um mínimo de vulnerabilidade nas operações de TI?, afirma Michael Klein, diretor executivo da rede.

Com investimentos da ordem de R$ 20 milhões, o CT foi projetado seguindo rigorosos critérios de segurança física e lógica, sob a supervisão da IBM, parceira de longa data da empresa. As instalações físicas do novo prédio têm classificação de disponibilidade nível 3, de acordo com o IBM Real Estate Engineering Group, ou classificação Tier III pelos critérios do Uptime Institute, que significa garantir operação 24 horas, nos sete dias da semana e 365 dias do ano, ou seja, disponibilidade de 99,99%. ?Agora, podemos garantir que o processamento de dados da rede está totalmente seguro e livre de imprevistos, pois trouxemos o que há de mais moderno no mercado mundial para esse prédio?, comenta Frederico Wanderley, diretor de TI da Casas Bahia.

Durante a inauguração do CT, o executivo enfatizou que o cliente final também será beneficiado pelas novas instalações porque o mesmo controla todas as operações das 482 lojas e centros de distribuição da rede. ?Com o CT garantimos ainda mais agilidade no atendimento e excluímos quaisquer riscos de queda no sistema, ou seja, garantimos continuidade na operação até mesmo durante a manutenção?, afirma Frederico.

Entre as novidades que foram apresentadas na nova estrutura está uma sala cofre de 140 metros quadrados que abriga os equipamentos de informática críticos com dois sistemas de ar condicionado de alta precisão, entre outros equipamentos. O prédio está equipado com dois motogeradores diesel de 440 kVA, fabricados pela Catterpilar, de contingência, dois no-breaks hospitalares (redundantes) de 150 kVA cada um ? fabricação da General Eletric ? para atendimento do CPD e telecomunicações e sistema de detecção e combate à incêndio.

A empresa também providenciou a compra de mais um mainframe (2084 T-Rex zSeries IBM) que funcionará em paralelo com o já existente. Eles compartilharão os mesmos dados e, caso um deles acuse algum problema, o outro garantirá a realização das operações de imediato.

A estrutura do CT compreende uma área total construída de 8.060,56 metros quadrados, com cinco pavimentos, que abrigarão, além da sala-cofre, escritórios com estações de trabalho planejadas, salas de convivência, de treinamento e de reuniões totalmente equipadas, cyber café e auditório, além de ser totalmente acessível a portadores de necessidades especiais. O prédio tem piso elevado de fabricação Tate, com capacidade de carga de 1450 Kgf/m2. Os cerca de 500 funcionários que já atuam na empresa no setor de tecnologia, contratos e digitalização, foram transferidos para o novo espaço, que comporta até 750 funcionários e circulação de mais de mil pessoas por dia.

?Como líder no setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, era imprescindível para a Casas Bahia ter um sistema com alta disponibilidade. Afinal, controlamos todo o processamento de dados da empresa a partir da matriz de São Caetano e não podíamos aventar a possibilidade de ficarmos fora do ar por problemas técnicos?, enfatiza o diretor de TI.

A Casas Bahia já havia realizado a atualização de sete mainframes em anos anteriores, porém, esta é a primeira vez que a rede investe em uma nova estrutura para garantir maior segurança aos sistemas de informações. A Casas Bahia operacionaliza cerca de 3 milhões/hora de transações do CICS em todas as operações da empresa que hoje são totalmente real time.

A obra levou um ano para ser concluída e foi realizada pela Construtora Reago, empresa do grupo Camargo Correa, dentro dos melhores moldes dos sistemas de gestão de qualidade, meio ambiente e segurança.

No novo prédio foram instalados 1.262 pontos de dados e voz para usuários. O sistema de cabeamento para telecomunicações adotado foi a combinação de cabos de cobre tipo UTP Categoria 5 e 6 de alta performance e backbone de fibras ópticas para o transporte de dados e voz, em conformidade com as normas TIA/EIA mais recentes.

O cabeamento estruturado nas áreas de escritórios do edifício e a topologia de rede adotados, segundo a empresa, permitem flexiblidade na manutenção do fornecimento de dados e voz para os usuários, além do uso de telefonia IP. Já a configuração de cabeamento, racks e switches de redes para as áreas do CPD e sala de telecomunicações garantem flexibilidade, expansão e redundância para os sistemas críticos de rede WAN e LAN, além do sistema de voz tradicional.

Estrutura de TI da Casas Bahia

Site A:

Mainframe: 2084 (T-Rex) zSeries IBM
Sistema operacional: ZOS 1.4 com paralelo Sysplex e datasharing com carga balanceada
Banco de Dados: DB2 versão 8
Storage: DS8300-30 TB Robô 3494 Tape Library com drives Jaguar, de 1 terabytes cada e capacidade total de 450 TB

Site B:

Mainframe: 2084 (T-Rex) zSeries IBM
Sistema Operacional: ZOS 1,4 com paralelo Sysplex e datasharing com carga balanceada
Banco de Dados: DB2 versão 8
Storage: DS8300-30 TB Robô 3494 Tape Library com drives Jaguar, de 1 TB cada e capacidade total de 450 TB
Nº de lojas da rede: 477 em oito estados, além do Distrito Federal
Equipe de TI: 168 funcionários
Nº funcionários da rede: 55 mil

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.