Dell fecha acordo para venda de servidores com o sistema Sun Solaris

0

A Dell e a Sun Microsystems, tradicionais rivais no mercado de servidores, anunciaram na quarta-feira (14/11) um acordo comercial por meio o qual a Dell passará a vender o Sun Solaris como opção de sistema operacional de seus servidores. "Nossos clientes nos disseram que desejavam um melhor suporte para o Solaris", disse Michael Dell, CEO da Dell, que anunciou a parceria com Jonathan Schwartz, CEO da Sun, durante o Oracle OpenWorld, que terminou na quinta-feira (15/11), em San Francisco (EUA).

O acordo, segundo os analistas, pode impulsionar os negócios da Dell, que vem lutando para superar uma profunda crise, após um grupo de investidores ter iniciado um processo contra a companhia no início do ano, sob a acusação de manipulação contábil, e em decorrência da perda de participação de mercado, que a colocou na quarta posição em vendas no segmento de servidores. A parceria também pode ajudar a empresa na reformulação de sua estratégia, que tem por objetivo ser vista como fornecedora de tecnologia de serviços, em vez de apenas como fabricante de computadores.

Para a Sun, a parceria pode contribuir para impulsionar a venda de serviços de suporte às empresas que cada vez mais estão buscando servidores de baixo custo, como os da Dell, segundo os analistas.

O negócio da Sun com a Dell é semelhante ao acordo anunciado em agosto passado pela empresa com a IBM, que permite a esta revender o Solaris com seus servidores. ?Mas a aliança com a Dell representa olharmos em direção a um mercado diferente, porque os servidores da Dell são destinadas a um público mais amplo do que o de usuários de servidores IBM?, Schwartz, da Sun, ao jornal americano New York Times.

Para alguns analistas, porém, o negócio oferece apenas vantagens incrementais à Dell, mais especificamente na faixa de clientes que procuram por maior conveniência. Anteriormente, os clientes da Dell podiam rodar o Solaris em servidores Dell, mas tinham de comprá-lo separadamente.

Até alguns anos atrás, o Sun Solaris era vendido quase que exclusivamente como sistema operacional dos próprios servidores da empresa. Mas ultimamente, a fabricante fez uma grande mudança para reposicionar o seu software como mais aberto e em conformidade com os padrões do setor. "Este é mundo em mudança", disse Schwartz. "É melhor para o posicionamento de ambas as empresas."

Pesquisa da IDC, referente ao segundo trimestre deste ano, aponta a IBM como líder de vendas no mercado mundial de servidores, com 31% de market share, seguida pela HP, com 28%. A Sun e a Dell estão em terceiro e quarto lugar, respectivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.