Telmex planeja criar nova holding para operar na América Latina

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A Teléfonos de México (Telmex) anunciou que o conselho de administração, em sessão realizada na quinta-feira (15/11), aprovou a reorganização da sua estrutura corporativa em duas empresas independentes. De acordo com o plano, a companhia dividiria as empresas que operam na América Latina, assim como as operações da Sección Amarilla, que está presente em outros países, e criaria uma nova empresa, cujo nome será Telmex Internacional.

Em comunicado, o grupo mexicano informa que o objetivo é tornar a operação de cada empresa mais eficiente e com dimensão adequada, no México e no exterior, de maneira que cada uma delas opere de forma autônoma no âmbito administrativo, comercial e financeiro. Ainda de acordo com o documento, a mudança visa também melhorar o posicionamento competitivo de cada empresa.

A estratégia com a separação é dimensionar ainda mais a operação da Telmex no mercado mexicano de telecomunicações, deixando clara a diferença de suas operações nos mercados de médio e alto faturamento, onde há concorrência, e os de baixo faturamento e rurais, no qual não há concorrência.

A iniciativa, porém, está sujeita à aprovação da assembléia geral dos acionistas da empresa, que acontecerá logo que se tenha o plano detalhado da divisão. Além disso, a sua implantação estará sujeita à aprovação de diversas instâncias no México e no exterior. De acordo com a legislação em vigor, a companhia distribuirá oportunamente um folheto informativo detalhando as condições da divisão.

A Telmex pretende que a nova empresa seja negociada/listada na Bolsa Mexicana de Valores (BMV) e no mercado dos Estados Unidos. Em setembro passado, o número de linhas em serviço no México chegou a 18,2 milhões, espalhadas em mais de 22.880 localidades. Aproximadamente 9,8 milhões destas linhas estão em localidades com concorrência, onde várias companhias oferecem seus serviços de telecomunicações há 11 anos. Da mesma forma, 8,3 milhões de linhas instaladas em cerca de 20.930 localidades encontram-se em segmentos sem concorrência e em áreas rurais ? esses clientes geraram uma receita de aproximadamente 17,5 bilhões de pesos, um Ebitda (lucro antes de despesas financeiras, impostos, depreciação e amortizações) de 3 bilhões de pesos, e um prejuízo operacional de 1,98 bilhões de pesos.

Em virtude desse último balanço, a Telmex diz ter tomado a decisão de separar internamente a operação e a comercialização de seus serviços naquelas comunidades, com o objetivo de atender a suas necessidades específicas e dar seguimento ao seu desenvolvimento e, dessa forma, criou uma ?dirección? com foco na atenção a esse objetivo e sua operação.

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