Alagoas cria projeto de inclusão digital

0

O governo de Alagoas vai implantar um projeto de inclusão digital que englobará a instalação de 60 postos de acesso gratuito à internet naquele estado até 2010. Batizado de DigitAlagoas, o programa tem sua primeira unidade prevista para ser entregue em dezembro, em um assentamento rural localizado na zona da Mata, a 80 quilômetros da capital Maceió.
Até 2010, a meta do DigitAlagoas é atender mais da metade dos municípios da região. Serão priorizados com a instalação dos primeiros 60 postos os municípios com menor índice de desenvolvimento socioeconômico. As parcerias, além das prefeituras, serão estendidas também à iniciativa privada.
O governo alagoano fornecerá todo parque tecnológico – computadores, impressora, link para conexão em banda larga – e a capacitação dos monitores. O imóvel onde funcionará o posto e a contratação de monitores são de responsabilidade do parceiro.
"O processo de inclusão digital e difusão do conhecimento que estamos implantando em Alagoas pretende massificar, de forma gratuita e democrática, o acesso às novas tecnologias, promovendo ações educativas, de estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento pessoal", afirma o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho.
O modelo do projeto de inclusão digital a ser realizado pelo governo estadual de Alagoas é baseado no Acessa SP, programa de inclusão digital do governo de paulista. O programa DigitAlagoas segue também a iniciativa de levar a inclusão digital para as comunidades rurais. A exemplo dos postos do Acessa SP instalados em assentamentos rurais, no Mirante do Paranapanema, o programa de inclusão digital alagoano vai entregar sua primeira unidade em um assentamento no interior do estado, no município de Joaquim Gomes.
Com 5 mil assentados, que têm como principal fonte de renda o setor hortifrutigranjeiro, a comunidade rural terá mais uma alternativa de cultura e lazer. A unidade estará em funcionamento até o fim de dezembro, com dez computadores para usuários, que permitirão 3 mil acessos por mês. Para utilizar os computadores, o cidadão precisa apenas fazer um cadastro. Cada acesso terá duração de uma hora.
"Alagoas tem poucos municípios com estrutura para oferecer o acesso gratuito à internet banda larga. Temos a consciência de que esta realidade precisa tomar outro rumo, já que hoje a web é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do cidadão", afirma o superintendente do Itec e coordenador do DigitAlagoas, Nelson Menezes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.