Enquete: 35% afirmam já ter implantado ou estar em fase de expansão de soluções de gestão de identidade ou de acesso

0

Enquete realizada pela Netbr junto a 200 profissionais de TI em grandes empresas mostra que 35% das organizações já implantaram ou estão em fase de expansão de soluções de Gerenciamento de Identidade e Acesso (IAM) ou de Acesso Privilegiado (PAM). Outros 30% planejam iniciar sua adoção num prazo de até um ano. Os restantes 35% ainda não têm prazo definido para esta iniciativa.

O levantamento aponta a questão cultural como principal obstáculo à adoção de soluções de IAM e de PAM, com 33% dos entrevistados admitindo haver resistência ou pouco conhecimento dos usuários internos em relação a estas tecnologias. Em segundo e terceiro lugar (ambos com 23% das respostas), aparecem a restrição de budget de TI e o descompasso existente entre as demandas por estas soluções e as diretrizes da alta gestão.

Ao pontuar quais os principais elementos de pressão nas empresas para que elas adotem rapidamente as tecnologias de gestão de acesso e identidade, 94% dos entrevistados indicou como a necessidade de se criar um ambiente propício à implantação da governança e das exigências de compliance.

Em 88% das escolhas, como segunda opção, vem a necessidade de agilizar os processos de autorização de acesso gerenciado para usuários finais e administradores.

Os benefícios e as barreiras de adoção da automação de processos por meio de soluções robóticas (RPA) ainda são pouco conhecidos pelas empresas, segundo 28% dos entrevistados pelo estudo da Netbr. Além disso, os principais fatores a dificultar o ingresso dessa tecnologia nas corporações são a resistência cultural por parte dos funcionários (citada por 22%) e restrições da alta cúpula em relação a processos automáticos (citadas por 18%). Para outros 32% ainda há dificuldade de se justificar o investimento nesse tipo de solução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.