TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Enquete: 35% afirmam já ter implantado ou estar em fase de expansão de soluções de gestão de identidade ou de acesso

Postado em: 16/11/2017, às 20:27 por Redação

Enquete realizada pela Netbr junto a 200 profissionais de TI em grandes empresas mostra que 35% das organizações já implantaram ou estão em fase de expansão de soluções de Gerenciamento de Identidade e Acesso (IAM) ou de Acesso Privilegiado (PAM). Outros 30% planejam iniciar sua adoção num prazo de até um ano. Os restantes 35% ainda não têm prazo definido para esta iniciativa.

O levantamento aponta a questão cultural como principal obstáculo à adoção de soluções de IAM e de PAM, com 33% dos entrevistados admitindo haver resistência ou pouco conhecimento dos usuários internos em relação a estas tecnologias. Em segundo e terceiro lugar (ambos com 23% das respostas), aparecem a restrição de budget de TI e o descompasso existente entre as demandas por estas soluções e as diretrizes da alta gestão.

Ao pontuar quais os principais elementos de pressão nas empresas para que elas adotem rapidamente as tecnologias de gestão de acesso e identidade, 94% dos entrevistados indicou como a necessidade de se criar um ambiente propício à implantação da governança e das exigências de compliance.

Em 88% das escolhas, como segunda opção, vem a necessidade de agilizar os processos de autorização de acesso gerenciado para usuários finais e administradores.

Os benefícios e as barreiras de adoção da automação de processos por meio de soluções robóticas (RPA) ainda são pouco conhecidos pelas empresas, segundo 28% dos entrevistados pelo estudo da Netbr. Além disso, os principais fatores a dificultar o ingresso dessa tecnologia nas corporações são a resistência cultural por parte dos funcionários (citada por 22%) e restrições da alta cúpula em relação a processos automáticos (citadas por 18%). Para outros 32% ainda há dificuldade de se justificar o investimento nesse tipo de solução.

Tags: , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top