Câmara dá início a programa de certificação digital

0

A Câmara dos Deputados recebeu nesta quinta-feira (15) o seu certificado digital, o que marca o início do programa de certificação digital da casa. A entrega foi feita ao diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, que recebeu o aparelho chamado token ? uma espécie de chaveiro digital ? e foi cadastrado no sistema. O processo foi acompanhado pelo diretor do Centro de Informática (Cenin), Luiz Antônio da Eira.

A Câmara utilizará o chaveiro de certificados como dispositivo externo que será entregue aos parlamentares e a alguns servidores da casa. Para Sampaio, essa iniciativa vai garantir a segurança no encaminhamento de documentos, além de tornar mais ágil os trabalhos. "É o início de uma nova era na Câmara. A certificação digital abre portas seguras para a modernização de todos os processos administrativos e legislativos", disse.

De acordo com Eira, além de assegurar a autoria de textos enviados pelo correio eletrônico, a certificação tem aplicações também na tramitação de documentos que atualmente demandam a presença física do interessado. ?Gradualmente, toda a casa será contemplada com certificados digitais?, adiantou.

A certificação digital aumenta a segurança dos dados gerados nos sistemas de informática e permite a comprovação da autenticidade de documentos. Funciona como uma assinatura que pode ser inserida no correio eletrônico ou em um documento eletrônico, garantindo a autoria do texto.

A expectativa com a certificação é que as atividades legislativas se tornem mais rápidas, uma vez que a tramitação de documentos é praticamente instantânea. O certificado garante também que os dados transmitidos não foram alterados por ninguém. Inicialmente a certificação será aplicada no uso de e-mail. A previsão é estender o recurso para outras aplicações, como trâmite e armazenamento de documentos, a partir do início do próximo ano.

Com informações da Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.