Aumento de investimento em P&D não deve elevar preços de PCs

0

A contrapartida para a renovação da insenção do PIS e Cofins para computadores vendidos por até R$ 4 mil, anunciada na semanda passada pela ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi a exigência de que fabricantes de PCs invistam 1% a mais de seus faturamentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), fato que, segundo eles, poderá gerar aumento nos preços dos computadores.
Na realidade, os investimentos dos fabricantes em P&D eram 4% do faturamento, que depois foram reduzidos para 2% com o intuito de reduzir os preços e estimular as vendas de PCs. Entretanto, a Lei da Informática previa que os gastos das empresas em P&D voltassem a ser de 4% a partir de 2010.
Ao avaliar que isso poderia impactar negativamente o mercado, o governo ponderou e decidiu elevar para apenas 3%. Ou seja, na realidade, a obrigação de investimentos em P&D foi reduzida em 25%. Os fabricantes de PCs entendem esta medida como uma contrapartida porque gostariam que os investimentos em P&D fossem mantidos em 2% (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
Segundo fonte do mercado de PCs, citando conversas com diversos fabricantes, a grande maioria ressaltou que não enxerga o aumento dos investimentos em P&D como um grande problema e a tendência é que a medida não tenha impacto nos preços finais dos produtos aos consumidores.
Na visão de Hugo Valério, diretor do setor de informática da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e diretor de relações governamentais da HP, se houver repasse de preços, este será de no máximo 1%. Ele observa que os computadores são produtos de pequena margem de lucro e que por esse motivo há a possibilidade do repasse. "Alguns produtos têm margens pequenas demais para que as empresas absorvam esse acréscimo e alguma coisa deve recair sobre os preços finais. Nesse caso, o maior custo será repassado na íntegra", avaliou Valério.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.