Vivo precisa de um só dono, diz presidente da Sonae

0

O presidente da Sonae, Belmiro de Azevedo, disse que, se seu grupo tiver sucesso em adquirir a Portugal Telecom, que detém 50% de participação acionária da Vivo, vai negociar com a Telefônica, que detém os outros 50%, o futuro da operadora de celular, por considerar que a empresa brasileira precisa de um só dono.

Em entrevista ao jornal espanhol Expansión, publicada nesta quarta-feira (17/1), Azevedo defende que a joint venture da Portugal Telecom e da Telefônica no Brasil, "é uma empresa com uma gestão partilhada, em que ninguém manda realmente e isso não interessa nem à Telefônica nem à Portugal Telecom".

O presidente da Sonae reitera a disponibilidade da Sonaecom, braço de telecom do grupo Sonae, para comprar a parte da Telefônica na Vivo, caso a operadora espanhola exerça o direito de venda da sua posição (50%) devido à mudança do controle da gestão. "O importante é que a Vivo tenha um só dono, seja a Telefônica ou a Portugal Telecom, porque senão a destruição do valor da operadora será permanente", afirmou Azevedo, ao dizer que considera "incrível" que a Vivo tenha perdido 6% de participação de mercado em um ano.

Azevedo salienta que a Telefônica não é uma empresa que esteja habituada a ter participações minoritárias e, por isso, acredita que o grupo espanhol vai votar a favor da ?desblindagem? dos estatutos, uma alteração fundamental para o sucesso da oferta pública de aquisição (OPA) lançada no ano passado pela Sonaecom e de que é alvo a Portugal Telecom. A Telefônica detém 9,96% da Portugal Telecom.

Sobre o preço da OPA, lançada em fevereiro de 2006, Azevedo assegura que vai manter a oferta de 9,5 euros por ação, apesar de o valor da Portugal Telecom no mercado estar acima. "Vamos pagar um preço adequado e justo", disse o empresário, o homem mais rico de Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.