Abinee elogia posição do MDIC para desoneração do setor produtivo

0

Em entrevista exclusiva a este noticiário, o presidente da Associação Brasileira de Eletroeletrônicos (Abinee), Humberto Barbato, elogiou a posição favorável do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, ao setor produtivo brasileiro. Nesta segunda-feira, 17, em cerimônia de abertura da 38ª Couromoda, o ministro afirmou que em fevereiro o governo pretende enviar ao Congresso Nacional propostas de desoneração para a indústria, envolvendo também a folha de pagamentos. "Só posso aplaudir essas iniciativas que, se implantadas, ajudarão a reduzir a situação deficitária pela qual o setor produtivo atravessa nos últimos anos", diz o presidente da Abinee.
Segundo a associação, somente o setor de eletroeletrônicos de telecom registrou queda de 9% em relação a 2009, totalizando uma retração acumulada de 23,7% nos últimos três anos. A redução dos investimentos das operadoras, o aumento das importações (20%) e a diminuição das exportações (19%), estimulados principalmente pela valorização cambial, são, de acordo com a Abinee, os principais responsáveis por essa situação.
O presidente da Abinee revelou também que tem uma audiência agendada com o ministro Pimentel na próxima quarta-feira, 19, para tratar desses e outros assuntos. Entre os assuntos que constam na pauta do encontro, está a necessidade de se reduzir o tempo médio da comprovação do antidumping para três a quatro meses. "A empresa pede uma medida de defesa comercial ao governo e só um ano depois, quando já perdeu muito mercado e ficou inviável economicamente, medidas efetivas são tomadas", adverte.
Outro ponto importante para o aumento da competitividade da indústria brasileira que será reforçado pelo presidente da Abinee ao ministro Fernando Pimentel é a urgência da desoneração da folha de pagamento. "Os encargos sociais representam um ônus de cerca de 40% do salário do empregado. Se isso fosse reduzido a zero, isso representaria uma redução de 12% no custo do produto", calcula. "Isso seria particularmente fundamental para a indústria de manufatura, na qual o valor da mão-de-obra tem um peso importante na composição do custo", acrescenta.
Barbato também relembra as normas da Organização Mundial do Comércio, que estabelece taxas de importação de até 35%. "No Brasil essa alíquota é de apenas 12% e precisa subir bastante para não continuarmos perdendo o mercado interno para os asiáticos. Temos de gerar empregos aqui e não lá fora", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.