Ramos Transportes adota solução de rastreabilidade e de VoIP

0

A Ramos Transportes, uma das maiores e mais tradicionais transportadoras do país, acaba de implementar um projeto de rastreamento de cargas e de telefonia IP. O projeto realizado pela NEC é pioneiro na América Latina com uma estrutura de telefonia baseada em VoIP centralizada, gerenciável e com custo de operação reduzido, além da instalação de coletores de dados e de uma rede wi-fi para controle e rastreamento das cargas.

Com filiais em todo o Brasil e em contínua expansão, a Ramos Transportes tinha a necessidade de prevenir problemas no gerenciamento das comunicações e operações. De acordo com o gerente de infraestrutura de TI da Ramos Transportes, Fabiano Matos Pinheiro, nos dois projetos houve ganhos em termos de flexibilidade e escalabilidade, além da redução de custos. “O atendimento ágil e a eficiência operacional são elementos cruciais para o nosso negócio e conseguimos aumentar a eficiência operacional e facilitar ações de manutenção e gerenciamento, além uma redução de custos de cerca de R$ 500 mil por mês”, destaca.

A solução permite maior eficiência e estabilidade para a estrutura de redes wi-fi, que suporta cerca de 500 coletores de dados utilizados para controlar e rastrear o fluxo de cargas. O sistema possui cerca de dois mil ramais, entroncamento SIP com operadora e plano de numeração para todo o Brasil, além de interfaces em todas as filiais e infraestrutura wireless com gerenciamento centralizado.

Luiz Villela, diretor de marketing e negócios da NEC no Brasil, explica que o projeto viabilizou a centralização do atendimento por meio de um único call center. “A constante expansão da Ramos Transportes tornou os negócios da empresa extremamente capilarizados. Por isso, desenvolvemos uma solução totalmente customizada e pioneira na América Latina, atendendo especificamente as necessidade do cliente”, afirma. Além disso, as ligações telefônicas entre as filiais são realizadas como se fossem por ramais e as ligações para números externos têm tarifação única, contribuindo também para a redução de custos com telefonia.

“Essa estrutura se tornou vital para as operações da Ramos, pois alimenta todo o sistema de logística das cargas. Procuramos a NEC em um momento em que constatávamos certa instabilidade e, como sempre, a resposta foi imediata e eficiente, finaliza Pinheiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.