Novo sistema é capaz de aperfeiçoar a proteção contra fenômenos climáticos extremos

0

A Indra está desenvolvendo contrato com a Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT) um sistema inovador que irá reforçar a proteção dos cidadãos contra condições climáticas adversas, cada vez mais frequentes no cenário mundial.

O sistema calibra com total precisão o instrumento com o qual satélites MetOp medem a velocidade do vento na superfície dos oceanos (chamado de transponder avançado). Os satélites coletam dados sobre umidade, temperatura, velocidade e direção do vento, além da concentração de ozônio em todo o planeta. Isso é feito com modelos matemáticos complexos, que simulam o comportamento do clima e possibilitam a previsão do tempo de alta qualidade.

A provedora de serviços vai colaborar para que os dados inseridos nesses modelos tenham o mais alto nível de precisão. Dessa forma, será possível minimizar desvios que atualmente surgem ao cruzar os milhões de dados captados periodicamente – e que impedem uma visão de médio prazo em cima dos fenômenos climáticos.

O sistema será instalado na Turquia, integrado por três transponders distribuídos em diferentes locais para calibrar as três antenas de cada satélite MetOp (1A, 1B, C) em cada passagem. Ele operará de forma totalmente automática e será controlado remotamente pelos escritórios da EUMETSAT na Alemanha.

Os três satélites MetOp estão incluídos no programa EUMETSAT Polar System (EPS), que contribui para a modelagem e previsão de dados meteorológicos em todo o mundo.

Dentro do programa de EPS, Indra já desenvolvido anos atrás duas estações de monitorização, controle e de download de dados de satélites MetOp, que estão instalados em Svalbard (Noruega) e ajudam a programar satélites e baixar os dados coletados por instrumentos a bordo .

A sua eficácia permite à EUMETSAT entregar a informação recolhida por seus satélites em menos de duas horas, um fator vital para os serviços meteorológicos em todo o mundo para monitorar a previsão do tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.