Índice global de satisfação dos consumidores cai no 4º trimestre, mas no Brasil registra elevação

0

O índice global de satisfação do consumidor apresentou queda de 2% no quarto trimestre de 2013, após ter registrado aumentos consecutivos nos dois trimestres anteriores. Entre outubro e dezembro, a média mundial de satisfação do consumidor caiu para 80%, sendo que o destaque negativo ficou para os segmentos de turismo e varejo, que retraíram sete e seis pontos percentuais, respectivamente, de acordo com benchmark realizado pela Zendesk, fornecedora de software em nuvem para atendimento ao cliente.

Apesar de o índice refletir o aumento da insatisfação do consumidor em todo o mundo, no Brasil, contrariando a tendência mundial, o nível de satisfação subiu de 80% para 82%, fazendo com que o país figurasse entre os dez mais satisfeitos em todo o globo.

"As empresas brasileiras acreditam cada vez mais no poder do consumidor omnichannel [conceito que proporciona uma visão integrada total do consumidor, independente se ele comprou na web, na loja, ou via telefone], e é possível ver como estão aumentando o investimento em tecnologia capaz de tornar a relação da empresa e clientes mais agradável, simples e próxima", afirma João Olivério, diretor geral da Zendesk no Brasil.

Globalmente, a diminuição da satisfação do cliente pode ser em grande parte atribuída ao aumento de demanda de atendimento em setores como turismo e varejo durante esta época do ano, que é a mais movimentada e mais crítica para essas indústrias. Apesar do declínio no quarto trimestre ser histórico, a queda em 2013 foi pior para o varejo do que em 2012, quando a satisfação caiu apenas dois pontos percentuais. Os segmentos de software e saúde também registraram declínio no índice de satisfação dos clientes durante o período.

"Com exceção do Brasil, a satisfação do cliente sofreu uma queda em praticamente todo o mundo, e o segmento varejista sentiu, mais do que de costume, esse movimento. Este quadro serve como motivo de atenção para que as empresas possam se antecipar e se preparar melhor para demandas sazonais", afirma Sam Boonin, gerente de pesquisa para o Zendesk Benchmark e vice-presidente de produtos da empresa.

Índice de satisfação do cliente por país

 No último trimestre do ano passado, o Brasil ultrapassou os Estados Unidos e assumiu nova posição no ranking mundial. Figura agora entre os principais líderes econômicos, com menos de dez pontos percentuais, como a Noruega, que assumiu a primeira colocação. Índia (54%), Turquia (61%) e Emirados Árabes (67%) apresentam os piores índices de satisfação.

Melhores países:

  •  Noruega: 91% (+1 ponto percentual)
  • Canadá: 89% (-1 ponto percentual)
  • Dinamarca: 89% (+1 ponto percentual)

 Piores países:

  • Índia: 54% (-13 pontos percentuais)
  • Turquia: 61% (sem mudanças do Q3)
  • Emirados Árabes Unidos: 67% (+8 pontos percentuais)

Índice de satisfação por indústria:

Melhores indústrias:

  • Serviços de TI & Consultoria: 96% (+1 ponto percentual)
  • Atividades governamentais & Não lucrativas: 95% (sem mudanças do Q3)
  • Mercado imobiliário: 94% (sem mudanças do Q3)

 Piores Indústrias:

  • Mídia Social: 69% (+2 pontos percentuais)
  • Viagem, Hospitalidade e Turismo: 75% (-7 pontos percentuais)
  • Entretenimento & Jogos: 76% (sem mudanças do Q3)

 Satisfação dos consumidores cai no período de festas para o varejo 

O relatório revelou a queda sazonal de satisfação dos consumidores durante as festas de fim de ano, época na qual o segmento de varejo geralmente enfrenta o pior período, sendo que a temporada de 2013 mostrou-se a mais difícil para o setor. O índice caiu seis pontos percentuais no quarto trimestre de 2013, para 76% de satisfação, enquanto esta taxa ficou em apenas dois pontos percentuais no mesmo período de 2012.

O aumento no índice pode ser atribuído a um volume mais significativo de chamados abertos por clientes. Entre o terceiro trimestre e o quarto trimestre de 2013 o número de chamados aumentou 42%, enquanto no mesmo período de 2012, este número foi de 34%. A contratação insuficiente de mão de obra para suportar a alta de demanda para o período também contribuiu negativamente para que o setor varejista registrasse queda no nível de satisfação dos consumidores.

Entre novembro e dezembro, a demanda aumentou em média 19% de tickets por agente, auge do período, para um total médio de 457 chamados atendidos por profissional. Este aumento foi de apenas 6% no ano anterior.

O relatório da Zendesk mostra o nível de satisfação dos consumidores e ainda apresenta tendências de serviços a cada trimestre, com base em interações reais entre 16 mil empresas participantes e seus clientes em 125 países. O relatório completo Zendesk Benchmark do quarto trimestre de 2014 pode ser encontrado neste link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.