Arbor detecta roubo de dados de cartões de crédito no Brasil

0

A Arbor Networks, divisão de segurança da NETSCOUT, anuncia que sua equipe de engenharia e resposta a ameaças (ASERT – Security Engineering & Response Team) detectou e publicou resultado de suas pesquisas sobre a atuação do malware FlokiBot dirigida a máquinas para pagamento com cartão (PDV) no Brasil.

A primeira informação da Arbor sobre o FlokiBot data de outubro de 2016, e aponta que o cavalo de Troia FlokiBot, derivado do Zeus, estava sendo vendido em fóruns da dark web ao preço de mil dólares – um alto preço nesse mercado. Nessa ocasião, o ASERT observou novos recursos, incluindo protocolo de comando e controle (C2) modificado, funcionalidade de ataque DDoS e de leitura de memória de cartão de crédito.

Nas últimas semanas, o ASERT detectou uma campanha FlokiBot especificamente relacionada a um C2 voltado particularmente a alvos brasileiros e compreendendo máquinas PDV e sistemas utilizados no processamento de cartões de crédito. No Brasil, o malware opera criando pequenas botnets – tipicamente formadas por menos de 50 máquinas comprometidas.

O baixo número de equipamentos infectados para realizar o ataque revela um esquema com alvos determinados, ao invés de uma distribuição generalizada do malware por meio de propaganda web ou por mecanismos de fornecimento de kits como commodities. E quanto menos difundido o malware, menores as chances de ele chamar atenção de equipes de segurança, e, por conseguinte, de ser descoberto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.