Equifax e 3M contratam CRM por ASP

0

Para padronizar o relacionamento com os clientes no Brasil e América Latina, sem precisar investir em hardware e software, a Equifax e a 3M resolveram contratar uma solução de CRM pela modalidade de Application Service Provider (ASP). O serviço é o Siebel OnDemand, implantado pela Siebel e que agora é oferecido pela Oracle.

O serviço foi lançado no Brasil no ano passado e as empresas são as primeiras a aderirem, com um modelo que hospeda as aplicações no datacenter da IBM, em Colorado nos Estados Unidos. As empresas pagam uma mensalidade fixa por usuário para acessar as aplicações.

A Equifax, multinacional que gerencia informação de crédito comercial, aderiu ao serviço em agosto do ano passado. A implantação iniciou pelo Chile, depois se estendeu para o Brasil, Peru, Uruguai, El Salvador, Equador e Argentina. A próxima a aderir ao serviço é a matriz, em Atlanta, nos EUA, informa Renata Messias, responsável pelo projeto na Equifax Brasil.

Na Equifax Brasil, o serviço começou atendendo 250 consultores de vendas, que passaram a acessar a aplicação de CRM para cadastrar informações comerciais e gerenciar o relacionamento com o cliente. Renata explica que recentemente foram inseridos mais 50 usuários no sistema, dos departamentos de marketing e produto. Atualmente, a solução está sendo acessada por 300 usuários.

A executiva explica que a decisão da Equifax de adquirir ao Siebel OnDemand foi para padronizar as informações comerciais no Brasil e na América Latina e fidelizar os clientes. Ela conta que no Brasil os vendedores trabalhavam com vários sistemas e às vezes esqueciam de registrar informações.

Agora, o vendedor pode acessar as aplicações de CRM remotamente pelo seu notebook, de um Cyber Cafe ou do computador de casa, e atualizar o banco de dados, já que o sistema é compatível à Internet.

Com os dados concentrados, a executiva diz que a Equifax saberá como extrair informações para vender mais, oferecer novos produtos e seduzir clientes de outros países. ?Agora todo mundo visualiza a conta de todos os clientes em todos países. Isso nos dá uma visão global da carteira de clientes da companhia, e nos permite ver se uma empresa do Chile, por exemplo, tem potencial para comprar no Brasil?, diz Renata.

Segundo ela, depois da contratação do serviço de CRM on demand, a empresa aumentou de 26 mil para 28 mil o número de clientes.

A Equifax paga uma mensalidade de US$ 70 por usuário para acessar as aplicações de CRM pelo modelo on demand, que também ajudou a companhia a implantar a solução mais rapidamente, sem qualquer investimento.

Outra facilidade do sistema, além do acesso às aplicações por banda larga, é que algumas informações eles podem ser registradas no sistema mesmo quando o usuário não está conectado.

Pelos cálculos da Equifax, a empresa teria aplicado US$ 500 mil se tivesse optado por uma solução de CRM rodando dentro de casa, incluindo a compra de software, hardware e treinamento. ?Com o Siebel OnDemand conseguimos implantar o projeto de gerenciamento de vendas muito rapidamente, com economia?, comemora Renata.

Projeto da 3M

Assim como a Equifax, a 3M também contratou o Siebel OnDemand para gerenciar a força de vendas na América Latina. O piloto do Brasil iniciou em julho do ano passado com 30 usuários de três áreas: fitas e adesivos industriais, produtos dentários e produtos automotivos. Ao todo, a companhia conta com 23 áreas de negócios.

Júlio César Menegaldo, especialista eBusiness e coordenador do projeto na 3M Brasil, explica que a idéia da implantação de uma solução de CRM pelo modelo on demand veio da matriz, nos Estados Unidos, que já usava o Siebel Enterprise.

A recomendação veio da matriz e foi adotada também no Uruguai, Colômbia, Argentina e Venezuela, além de já ser utilizada pela 3M do Canadá e em algumas áreas da companhia nos EUA, totalizando mais de 500 usuários.

Menegaldo informa que hoje o projeto atinge 90 usuários no Brasil e que há um trabalho forte na companhia para que outras unidades de negócio adotem a solução, batizada internamente de SME (Sales and Marketing Effectiveness). Ele avalia que o serviço permite ao departamento de vendas e marketing ter uma visão de 360 graus do cliente. Sua expectativa é que, até o final de 2006, cerca de 150 usuários estejam acessando as aplicações on demand de CRM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.