Negócios do setor eletroeletrônico continuaram retraídos em março, indica sondagem

0

O cenário da indústria eletroeletrônica continuou desfavorável em março em relação ao mês anterior, de acordo com sondagem realizada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) junto às empresas associadas. O relatório aponta que 54% das empresas pesquisadas relataram que suas vendas ou encomendas ficaram abaixo das expectativas, enquanto 14% tiveram as vendas acima das estimativas.

Por outro lado, 50% das empresas do setor tiveram crescimento nas vendas e no volume de encomendas, enquanto 21% apresentaram queda nas vendas. Porém, a associação ressalta que março de 2015 teve mais dias úteis do que o mesmo mês do ano passado e, também, do que fevereiro deste ano, devido ao feriado de Carnaval, influenciando estes resultados.

Já na comparação com março do ano passado, 40% dos entrevistados indicaram que as vendas ou entrada de encomendas cresceram, enquanto 21% registraram queda.

Exportações e importações

Em março, as exportações de produtos do setor cresceram 1,6% em relação a igual mês de 2014. Porém, ao considerar os dias uteis, a média diária das exportações recuou 12,3% no período. No caso das importações, no mês de março a retração foi de 2,9%, com queda acumulada de 10,4% no primeiro trimestre.

Em relação às exportações, os dados da Abinee indicam que tanto o percentual de empresas que apresentaram crescimento nas exportações como das que obtiveram redução nas vendas externas foi de 35%.

Perspectivas

Ainda de acordo com a sondagem, as empresas do setor eletroeletrônico não estão otimistas quanto ao desempenho para este mês, já que 40% das consultadas esperam queda das vendas no período, enquanto 31% estimam crescimento nas vendas. Para o segundo trimestre, essa fatia cai para 29%. Quando considerado todo o primeiro semestre, 34% das companhias esperam recuo nas vendas e remessas em relação ao mesmo período de 2014.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.