Custos de TI e impostos impactam resultados dos hospitais privados em 2015

0

O crescimento de taxas públicas e o aumento das despesas com tecnologia da informação foram os principais itens que impactaram negativamente no faturamento dos 72 hospitais que compõem a Anahp – Associação Nacional de Hospitais Privados, que registrou receitas brutas de R$ 22,7 bilhões em 2015.

A informação é de Francisco Balestrin, do presidente do Conselho de Administração da entidade, ao divulgar nesta terça-feira, 17, o estudo "Observatório 2016" com os principais indicadores dos hospitais associados, durante a feira Hospitalar, em São Paulo.

Explicou ainda que houve uma reversão de expectativas, com uma evolução na receita de 2014 para 2015 de 5,4% contra um aumento de despesas de 9,6% no mesmo período.  Com os valores deflacionados a queda de receitas soma 3% e o aumento de despesa s de 2%. "A perda de margem é como tirar o oxigênio do setor. Precisamos buscar alternativas para trazer de volta esses valores recompostos, buscar novos modelos de negócios, novos parceiros. Estamos respirando por aparelhos".

Outra questão ressaltada pelo executivo é o efeito negativo da economia na geração de empregos do setor, que usa mão de obra intensiva e qualificada. Em 2014 a redução de pessoal foi de 11,6%, no ano passado, 4,1%. "Em 2016, com a diminuição drástica dos recursos, haverá uma demissão em massa", alertou.

O "Observatório" mostra ainda que os hospitais privados da Anahp foram responsáveis por 19% do total das despesas assistenciais na saúde suplementar no ano passado; contabilizou 19.768 leitos, 16,1% do total de leitos privados para medicina suplementar existentes no Brasil; 3.979 leitos de UTIs; 5,4 milhões de atendimentos no pronto socorro em 2015.

O setor também realizou 53.397.048 exames diagnósticos, que para 61% dos hospitais, os serviços são contratados. 85% dos hospitais têm aparelhos de ressonância magnética e 95% possuem tomógrafos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.