54% de clientes de bancos tradicionais têm contas digitais no Brasil, diz pesquisa

0

De acordo com pesquisa realizada pela consultoria Cantarino Brasileiro, especializada no setor financeiro, 54% dos clientes de bancos tradicionais também contam com contas em bancos digitais. O estudo foi feito com 1 mil brasileiros de todas as regiões do País e divulgado esta semana durante o evento Cards Future Payment 2018.

Segundo o levantamento, é possível diferenciar o impacto dos bancos digitais nas pessoas, de acordo com a sua faixa etária. Mais da metade (59%) dos usuários de bancos digitais tem até 29 anos, enquanto esses são apenas 35% dos usuários de bancos tradicionais. Isso confirma que a migração para os serviços digitais é mais evidente quanto mais jovem é o usuário.

Por tornarem os serviços mais simples e acessíveis, especialistas preveem que os bancos digitais irão dominar e talvez até substituir os serviços presenciais. Porém, esse cenário está mais distante do que parece, segundo a consultoria, visto que apenas 6% dos entrevistados possuem conta somente em banco digital.

A preferência por um banco, seja digital ou tradicional, depende de uma série de critérios dos usuários. De forma geral, incluindo ambos os tipos de banco, a taxa/economia é o principal critério para a maior parte: 56%. No digital, é decisivo para 61% das pessoas, no tradicional para 50%.

A pesquisa destaca outras formas de se diferenciar: acessar a qualquer hora (52% de usuários de bancos digitais e 36% dos usuários de bancos tradicionais), transparência (43% dos usuários de instituições digitais contra 35% dos tradicionais) e facilidade de acesso (33% de usuários dos bancos tradicionais e 26% dos digitais). Neste último quesito, os usuários de bancos tradicionais superam os de digitais porque a presença de agências e caixas eletrônicos próximos é determinante.

Outro dado é que, tanto para os usuários dos bancos digitais quanto para aqueles que não adotaram a tecnologia ainda, o principal item considerado negativo em relação a bancos digitais é a segurança (25%). Em segundo lugar ficou a falta de uma agência física (26%). Cerca de 70% dos entrevistados afirmaram que deixariam de usar um banco digital caso não se sentissem seguros.

Apesar da segurança ser a questão mais importante para ambos os públicos, 37% dos usuários de bancos tradicionais a apontaram como "defeito" no modelo digital. Esse sentimento de desconfiança é uma barreira que os bancos digitais precisam atravessar para conquistar esses usuários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.