Comércio eletrônico entre empresas deve movimentar R$ 2,04 trilhões em 2018

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O comércio eletrônico online entre empresas (B2BOL) deve movimentar algo em torno de R$ 2,04 trilhões este ano, registrando aumento de 12,5% em relação a 2017, quando os negócios geraram R$ 1,81 trilhão. A previsão é da E-Consulting, segundo a qual cerca de 88% dos negócios entre empresas durante o ano serão feitos em plataformas de marketplaces fechados, praticado entre a indústria e as suas cadeias produtivas e ecossistemas.

A expectativa de vendas para esta modalidade é de R$ 1,58 trilhão, 14% a mais do que o R$ 1,39 trilhão conquistado em 2017.

Quem vai impulsionar essas compras na web, segundo a análise, serão os setores de commodities agrícolas e minerais (17,4%), de indústria de base e de capitais (13,13%), de governo e agências públicas (12,7%), de bens de consumo e varejo (12,2%) e de convergência, ou seja telecomunicações, TI e internet, entretenimento e mídia (9,3%).

Já as transações ocorridas em plataformas de marketplaces independentes, os chamados mercados digitais intermediários, terão um incremento de R$ 560 bilhões. No ano passado este valor foi de R$ 420 bilhões. Nesta categoria, bens de consumo duráveis e não duráveis respondem pela maior fatia do total transacionado previsto para o período, algo em torno de 15,6%. Outros segmentos que vão comprar usando este tipo de modalidade serão: química e petroquímica (12,7%); atacado e varejo (11,3%); convergência – telecomunicações, TI e internet, entretenimento e mídia- (10,6%) e utilities (9,7%).

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