ITU já tem alguns critérios estabelecidos para definir 4G

0

A 3G Americas, organização criada para promover a implementação da tecnologia GSM e suas evoluções, publicou nesta terça-feira (17/7) um novo white paper intitulado ?Definindo o 4G: Entendendo o Processo da ITU para a Próxima Geração da Tecnologia Sem Fio?. O documento oferece uma descrição de como o IMT-Advanced ou 4G será definido futuramente pela União Internacional de Telecomunicações (ITU).

O presidente da 3G Americas, Chris Pearson, disse que a ITU está estabelecendo critérios para o IMT-Advanced, e vai selecionar várias tecnologias para inclusão nessa família. ?Somente a partir desse momento poderemos saber o que é e o que podemos chamar de 4G com credibilidade. Hoje, qualquer colocação dizendo que uma tecnologia específica é 4G é apenas estratégia de marketing, o que pode criar confusão no mercado e desvirtuar os padrões da indústria de telecomunicações. Um padrão deve ser verificado por uma série de requisitos estabelecidos para se qualificar como 4G, e isso deve acontecer no futuro quando as necessidades forem delineadas pela ITU? comentou.

Segundo o white paper, o setor de radiocomunicações da ITU (ITU-R) avançou na criação de uma definição harmonizada e globalmente aceita de sistemas móveis 4G, e está próximo de publicar a documentação dessa definição. Trabalhando com a missão de analisar sistemas além do 3G, a ITU-R avançou na visão oferecida em 2002 para estabelecer o nome do 4G em 2005 (IMT-Advanced). Em 2006, a ITU-R listou os princípios para o processo de desenvolvimento da IMT-Advanced.

O trabalho inclui elementos importantes para o sucesso da indústria celular, especialmente o equilíbrio entre as visões do mercado e serviços, tecnologia, espectro e regulamentação. ?No início de 2008, a ITU-R transformará essa visão num conjunto de requisitos por meio dos quais tecnologias e sistemas poderão ser designados, num futuro próximo, parte da IMT-Advanced e assim ganhar a credibilidade e o direito de serem considerados 4G?, diz o relatório.

Durante os anos de 2008 e 2009, a ITU-R deve realizar uma chamada para candidatos IMT-Advanced e uma avaliação das tecnologias e dos sistemas desses participantes. O resultado desse processo será a família tecnológica 4G. Esse grupo, de acordo com os princípios definidos para nortear a aceitação dentro do processo da ITU, será reconhecido globalmente e poderá crescer e incluir todos os aspectos de um mercado que deve chegar após 2010.

?As tecnologias de terceira geração estão crescendo muito no mercado, mas também começaram a partir de uma visão e um conjunto de requisitos da ITU", acrescentou Pearson. ?A evolução do mercado e seus clientes será bem servida pelo processo atual da ITU dentro do contexto da nova geração de serviços sem fio.?

O white paper ?Definindo o 4G: Entendendo o Processo da ITU para a Próxima Geração da Tecnologia Sem Fio? está disponível gratuitamente no site www.3gamericas.org.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.