ABNT lança norma sobre segurança da informação

0

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lança no dia 24 de agosto, em São Paulo, a ABNT NBR ISO/IEC 17799:2005 – Tecnologia da informação – Técnicas de segurança – Código de prática para a gestão da segurança da informação. Trata-se da versão brasileira da norma amplamente utilizada pela comunidade internacional para a gestão de segurança da informação.

A nova norma é resultado do trabalho desenvolvido pela comissão de estudo especialmente constituída pela ABNT a partir da versão revisada da ISO/IEC 17799 – Information technology – Security techniques – Code of practice for information security management. A 17799 fornece os procedimentos, diretrizes e princípios gerais de implementação, manutenção e gestão da segurança de dados em qualquer organização, produzindo e utilizando informação em qualquer formato.

Segundo a associação, a rede de comércio eletrônico, em que a informação é exposta a um número crescente de pessoas e variedades de ameaças e vulnerabilidades, será a principal beneficiada por essa norma.

A revisão realizada no âmbito da ISO/IEC durou cinco anos e teve importante participação brasileira através da ABNT, resultando na incorporação de 60% dos comentários apresentados. A norma recebeu os complementos mais avançados da área, para possibilitar às organizações o aprimoramento nas boas práticas de segurança de dados. Um exemplo é o trecho que trata da melhor gestão de segurança, destinada a acordos comerciais externos e a prestadores de serviços. Agora a norma aborda a melhoria da habilidade, aparelhos e tecnologias móveis e danos provenientes da internet, além do aprimoramento na prática de recursos humanos, entre outras ferramentas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.