Oracle declara guerra à complexidade

0

A Oracle declarou guerra à complexidade. Essa é uma das premissas que a empresa pretende implementar, tendo como pilar a arquitetura SOA- Service Oriented Architeture. Assim se posicionou o presidente da subsidiária brasileira, Silvio Genesini, ao abrir nesta terça-feira, 16, em São Paulo, o seminário sobre Estratégia e Soluções Tecnológicas, destinado a clientes e parceiros e marcar o novo slogan da empresa: Is The Information Company.

?SOA recupera a aspiração de se montar um sistema baseado em componentes, como a arquitetura orientada a objeto, como um grande Lego. Em nossa proposta on demand, a complexidade é por conta do fornecedor do software?, referindo-se à tendência de cobrar software como um serviço, semelhante ao modelo utilizado pelas empresas de utilities.
?O consumidor só percebe a complexidade do que tem por trás de um simples interruptor de luz, quando falta a energia.? exemplificou.

Genesini mostrou que a visão da Oracle sobre a evolução da tecnologia nos próximos 15 anos é de que ?a infra-estrutura vai ser oferecida como serviço; a arquitetura vai integrar diferentes soluções; será 100% baseada em padrão Internet e irá se valer de hardware e storage de baixo custo?.

?O hardware é padrão, uma comodity. As empresas desse setor têm em média 2% a 3% de margem, com exceção da Dell que chega a 7% a 8%. Precisa de muito volume e cada vez tem de ser mais barato. A IBM no seu resultado do 1º trimestre não atendeu as expectativas dos analistas, mas não foi por causa da conjuntura, mas porque a evolução tecnológica colocou o mainframe e um chip, surgiu os web services, as aplicações na Internet?, explicou.

Gestão Empresarial

Ele também fez algumas previsões em relação aos próximos 15 anos no mercado de Gestão Empresarial ( ERP): a arquitetura será baseado em SOA, com foco maior na integração com outra soluções; mas simples de implementar e manter; a complexidade será entregue ao dono do software; a arquitetura de Internet incluirá BI-Business Intelligence nativo e integrado: e com menor custo de aquisição (TCO) hoje e no futuro.

?A SAP não fala mais em funcionalidades, fala de NetWeaver, para cuidar do middlware e gerar assim mais funcionalidades, ser mais simples?, comentou.

?Como a Oracle tem capacidade de investimento pretende se posicionar no mercado comoditizando o próprio produto, vai entregar uma solução de baixo custo?, promete Genesini, acrescentado que ?se ela não o fizer os concorrentes vão fazer?.
Ele cita como exemplo o investimento que a empresa fez na aquisição da JD Edwards, Peoplesoft, Retec e na empresa indiana de software financeiro PSFT, detentora do I-Flex, que ainda depende de aprovação do governo americano e indiano.

Para integrar as soluções dessas empresas a Oracle está propondo a arquitetura Fusion, baseada em SOA. Além disso como estratégia está ?preparando os primeiros passos para oferece software como serviço, suportar Linux e Grid e oferecer a solução completa que os concorrentes não têm. Já temos oferta e a empresa vai radicalizar isso no futuro?, finalizou Genesini.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.