Depois de expandir seu foco de atuação por meio de uma operação de vendas de eletroeletrônicos pela internet, a Drogaria Onofre agora pretende aumentar a presença no mercado com a criação de um serviço de m-commerce – comércio eletrônico realizado via dispositivos móveis. Até o fim de setembro, a rede de farmácias deve lançar um aplicativo de m-commerce para iPhone, por meio do qual será possível comprar medicamentos e cosméticos para entrega em casa.
A expectativa da empresa é que, em três meses, os pedidos feitos via iPhone respondam por cerca de 5% do seu faturamento, informa a diretora de operações da Onofre, Lismeri Ávila. "Atualmente identificamos que 3% dos nossos clientes utilizam smartphones para acessar nosso site e fazer compras. Desses, dois terços usam iPhone e um terço, Android", detalha a executiva.
O aplicativo para iPhone está sendo desenvolvido internamente, pela própria equipe de TI da empresa. Além de oferecer todas as funcionalidades existentes no website da Onofre, como lista de genéricos e bulas de remédios, o software agregará algumas ferramentas extras, como leitor de código de barras. Assim, o cliente que já tiver uma caixa antiga do remédio poderá consultar rapidamente seu preço e adicioná-lo ao carrinho de compras, sem precisar digitar o nome.
Outra novidade é o envio de receita médica fotografada pela câmera do celular. O aplicativo também incluirá a programação de alertas para lembrar o paciente sobre a hora e a quantidade de remédios que precisa tomar durante seu tratamento. Tal como no website, a compra poderá ser feita por cartão de crédito, neste caso digitando os dados dentro do aplicativo, ou solicitado o pagamento com cheque ou dinheiro no ato da entrega. "O aplicativo é totalmente integrado ao nosso sistema, acompanhando o estoque em tempo real", garante Lismeri. No momento, 40 clientes estão testando a versão beta para propor ajustes antes de ela ser disponibilizada na App Store da Apple. O passo seguinte será a criação de uma versão para Android, informa ela.
A Onofre realiza em média 15 mil entregas por dia em todo o Brasil. Deste total, 63% são de pedidos feitos por televendas e 37%, por internet. A empresa tem 1 milhão de clientes cadastrados em seu sistema. A receita da empresa no ano passado foi de R$ 450 milhões e a previsão para este ano é alcançar R$ 580 milhões. A cifra inclui o faturamento com suas 40 lojas físicas.
- Negócios