Segurança da informação deve ser foco na implantação de ERP

0

Contar com um sistema de gestão é sem dúvida um grande avanço para as empresas que buscam evoluir no uso da tecnologia da informação e crescer de forma sustentável. Como requerem investimentos consideráveis por parte das empresas, é natural que o foco dos gestores de TI ao acompanhar o processo de implementação seja o de ter o sistema funcionando o mais rápido possível, gerando menores custos e informações que tragam retorno para o negócio. Afinal, tempo é dinheiro.
Por esse motivo, é comum encontrar empresas que acabam deixando de lado um fator crítico para toda a implantação, e que pode ter consequências terríveis caso não seja avaliado com a devida atenção: a segurança da informação.
É inegável que a implementação de um ERP vai a fundo aos processos de negócios de uma empresa, que são muitas vezes revistos e uma série de novas funcionalidades e conexões são estabelecidas.
Com tantas mudanças, é natural que algumas "portas" sejam abertas para a entrada de vírus e malwares. Caso não esteja devidamente protegida, a empresa pode enfrentar as conseqüências avassaladoras trazidas por estes males, que vão desde a perda de informações vitais até o roubo de dados confidenciais que podem levar consequentemente, à perda de faturamento e de credibilidade da marca. Casos recentes de invasão de hackers a grandes corporações estão aí para comprovar que isso é verdade.
Além de ser muitas vezes negligenciada pela área de TI da empresa, a falta de foco em segurança das consultorias contratadas para a implantação destes sistemas tornam o problema ainda mais grave. A maioria delas conta com uma série de metodologias, mas que visam sempre a implementação em si e a obtenção do retorno desejado pelo cliente. Os recursos de proteção que são essenciais para manter a rede 100% segura após a entrada do software geralmente não fazem parte do "checklist".
Por isso, na hora de avaliar o investimento em um ERP, é fundamental que a empresa leve em consideração também a infraestrutura de hardware e software necessária para a segurança das informações corporativas, incluindo a integração do antivírus com o novo sistema e os appliances necessários.
A alta disponibilidade e tratamento adequado do tráfego de dados também fazem parte do conjunto de segurança da informação que deve ser levado em consideração. Contar com uma infra-estrutura redundante de acesso à Internet, que permita priorizar o tráfego mais importante, que é o de acesso ao ERP, é fundamental para que ele possa dar o retorno efetivo na implantação.
Mais do que isso, não deixe de questionar o fornecedor do software e a consultoria escolhida sobre essa questão. Acredite, ainda que os custos do projeto aumentem para se ter uma estrutura de proteção adequada, será um investimento que valerá a pena.

Nilton de Souza é diretor de operações da BluePex

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.