Nota da Cisco procura minimizar impacto de prisões de diretores

0

Em comunicado divulgado ao mercado nesta quarta-feira (17/10), a Cisco admite que funcionários da empresa foram detidos durante a Operação Persona, deflagrada na madrugada de terça-feira pela Receita Federal, em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, para desarticular um suposto esquema de fraude no comércio exterior e que prendeu 40 pessoas, entre elas dirigentes da subsidiária brasileira e da distribuidora Mude.

No texto, a multinacional americana procura minimizar o impacto das prisões ao dizer que "um pequeno número de funcionários foi detido". Entre os funcionários estão Pedro Ripper, presidente da Cisco no Brasil, Carlos Carnevali, ex-presidente na América Latina, Carlos Carnevali Jr., gerente para desenvolvimento de negócios na América Latina, e Marco Sena, diretor de canais.

Oficialmente a PF não confirma o nome dos funcionários presos durante a Operação Persona, que mobilizou ontem 650 agentes da PF, Receita Federal e Ministério Público Federal. Mas a reportagem de TI INSIDE Online apurou junto a uma fonte ligada às investigações que os executivos foram encaminhados à Superintendência da Polícia Federal em São Paulo.

A nota informa que o suposto esquema de sonegação de impostos envolve um revendedor da empresa no Brasil, sem citar explicitamente a Mude. ?De acordo com relatórios oficiais, a questão envolve um grupo de empresas brasileiras, pelos menos uma delas é um revendedor da Cisco no Brasil?, diz um trecho do comunicado, para mais adiante enfatizar que a companhia não possui operações de vendas diretas no Brasil. ?Pelo contrário, nós vendemos nossos produtos através de parceiros diretos (Tier 1)?, cita a nota.

A Cisco do Brasil faz parte da área de mercados emergentes, responsável por 10% de seu faturamento global, que neste ano está estimado em US$ 35 bilhões.

Apesar de a PF ter fechado os escritórios da empresa em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Cisco diz no comunicado que ?os negócios permanecem em andamento na região através destes parceiros?.

O informe diz ainda que "os princípios fundamentais da Cisco incluem o cumprimento das leis e regulamentações de todos os países nos quais opera?. ?No momento, nós estamos apurando os fatos para estabelecer o quê realmente aconteceu no Brasil e determinar como esta investigação envolve a Cisco. Nós estamos cooperando totalmente com as autoridades brasileiras?, continua o comunicado, que não é assinado por nenhum executivo da companhia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.