CPqD apresenta tecnologia RouteFlow

0

A tecnologia RouteFlow, desenvolvida pelo CPqD como proposta para a internet do futuro, será apresentada no Open Networking Summit, que começa nesta segunda-feira ,17, e vai até quarta-feira, 19, na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Trata-se do primeiro evento público da indústria voltado exclusivamente para o novo conceito de rede definida por software (ou SDN, do inglês software-defined networking) com base no protocolo OpenFlow, desenvolvido em Stanford.
“A rede definida por software é uma rede programável por intermédio de inteligência remota, que roda em computadores comuns ou na nuvem, e que pode ser totalmente aberta a inovações”, explica Marcos Salvador, gerente de Evolução de Base Tecnológica de Redes Convergentes do CPqD.
Segundo Salvador, essas inovações podem ser feitas tanto por proprietários da rede como por terceiros. Isso significa um rompimento com o modelo tradicional da indústria de rede, pelo qual só o fabricante tem o poder de inovar. “O OpenFlow é o protocolo que torna os elementos da rede (como o roteador ou ponto de acesso sem fio) programáveis remotamente”, explica.
Já o RouteFlow é uma solução aberta de roteamento IP que permite a programação dos elementos da rede baseada no protocolo OpenFlow. “Uma das grandes vantagens do RouteFlow é que se baseia em pilhas de protocolos de código aberto, o que não só abre as portas da inovação para a comunidade internacional como também permite aproveitar os benefícos do desenvolvimento comunitário. Além disso, a solução do CPqD roda em servidores Linux de baixo custo e é facilmente implementável”, enfatiza Salvador, que participará da demonstração da tecnologia no Open Networking Summit.
Desenvolvida como parte do projeto de rede experimental de alta velocidade – Projeto GIGA -, que conta com o apoio do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), a tecnologia RouteFlow também foi apresentada durante o Futurecom 2011, realizado em setembro, em São Paulo. Na ocasião, a proposta do CPqD baseada nessa tecnologia venceu um concurso promovido pelo Projeto MyFIRE, que apoia as atividades da comunidade europeia voltadas para a internet do futuro.
Nesse concurso, foram apresentadas diversas propostas brasileiras de aplicação de internet do futuro que utilizam  infraestrutura experimental de redes dentro do programa FIRE – Future Internet Research and Experimentation. E o RouteFlow foi considerado a melhor proposta brasileira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.