Ações da Gemalto caem mais de 10% após Apple anunciar SIMcard para iPads

0

As ações da Gemalto, fornecedora franco-holandesa de soluções de segurança digital e SIMcards, registram queda de mais de 10% na Bolsa de Valores de Amsterdam (EURONEXT), nesta sexta-feira, 17, por causa do anúncio feito pela Apple de um novo cartão inteligente para seus iPads lançados na quinta-feira, 16 — iPad Air 2 e iPad Mini 3 —, em razão da preocupação dos investidores com a entrada nesse mercado de um poderoso concorrente como a fabricante americana.

Segundo a Apple, o novo cartão permite ao usuário mudar facilmente de uma operadora para outra sem que tenha de trocar manualmente o dispositivo. Além disso, com o "Apple SIMcard", os iPads poderão armazenar todas as informações de cada operadora. O dispositivo também permitirá a Apple controlar melhor a distribuição de seus produtos.

"O cartão dá flexibilidade ao usuário para escolher diferentes pacotes por meio de uma breve seleção da operadora, nos Estados Unidos ou no Reino Unido", disse a Apple em comunicado. "Sempre que o usuário precisar, poderá escolher o pacote que melhor lhe convier, sem compromisso de longo prazo", disse a fabricante. "Quando o usuário viajar, ele poderá selecionar um plano de dados de uma operadora local, no período de duração de sua estadia."

Atualmente, apenas AT&T, T-Mobile e Sprint nos EUA e a EE, no Reino Unido, são parceiros da Apple nessa inovação. A empresa ainda não tem nada acertado com operadoras na França e no restante do mundo, que continuam operando com o cartão nano SIM de costume, sem o novo recurso para troca de empresa. A Gemalto era originalmente parte do negócio.

Há muito tempo que a Apple estava considerando "cortar o cordão umbilical" entre operadoras e consumidores. Já em 2010, surgiram boatos sobre um novo SIMcard "selado" no iPhone. A diferença é que, na ocasião, a Gemalto foi citada como parte do projeto.

A Gemalto é umas das empresas mais conhecidas da Europa, embora não atinja o imaginário coletivo como a Orange, Airbus e BNP Paribas. Ainda assim, em janeiro de 2013, a empresa substituiu a Alcatel-Lucent no CAC 40, o principal índice da Bolsa de Paris, pondo fim a 25 anos de reinado da fornecedora francesa de equipamentos de infraestrutura de redes. Além disso, os SIMcards da empresa estão presentes na vida das pessoas, todos os dias, sem que muitos saibam, já que são usados para cartões bancários, de pagamento sem contato, passaportes biométricos, etc.

Há rumores de que o SIMcard não é a única preocupação causada pela Apple. O novo serviço de pagamento da Apple Pay também pode causar estragos em outro segmento no qual a Gemalto atua, o de chips NFC (Near Field Communications).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.