Nova RNP de ultrabanda larga entra em operação

0

O Ministério da Ciência e Tecnologia lançou na noite desta quinta-feira (17/11), em Brasília, a nova Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Durante o evento de inauguração, que faz parte da programação da 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação promovida pelo MCT, foi realizada uma demonstração do potencial de uso da rede com transmissão de imagens em alta resolução.

A nova RNP vai elevar a capacidade total de transmissão da atual rede, de 2,5 gigabits para 60 gigabits. Em São Paulo, Minas Gerais, no Rio de Janeiro e Distrito Federal, a velocidade chegará a 10 Gbps (gigabits por segundo). Essa configuração está bem acima do que é oferecido pela banda larga mais veloz da rede comercial, que é de 1 Mbps.

A nova infra-estrutura da RNP já alcança dez capitais brasileiras e deve chegar aos demais estados, gradativamente, nos próximos quatro anos. Com isso, a rede acadêmica brasileira equipara-se às principais redes avançadas do mundo, como Internet2 (EUA), Géant2 (Europa) e CaNet*3 (Canadá). Segundo o MCT, a nova configuração da rede vai permitir uma comunicação mais dinâmica entre os centros de pesquisa e as universidades públicas do país. Além disso, abrirá espaço para a utilização de ferramentas como videoconferência e comunicação por voz via internet.

A RNP começou a operar em 1991 e, três anos depois, já atingia todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Entre 2000 e 2001, a rede foi totalmente atualizada para oferecer suporte e aplicações avançadas. Instituições federais de ensino superior, unidades de pesquisa federais, agências dos ministérios da Educação (MEC) e Ciência e Tecnologia (MCT) e outras instituições de ensino e pesquisa comunicam-se entre si e têm acesso à internet via RNP. Seu backbone interliga mais de 200 instituições e atende a mais de 1 milhão de usuários em todos os estados do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.