Governo descarta ação de hackers no apagão

0

O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, descartou nesta terça-feira, 17, a possibilidade de o apagão da energia elétrica que atingiu 18 Estados do país na noite do dia 10 passado ter sido provocado por invasão de hackers ao sistema do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
"O sistema operacional do ONS é totalmente fechado e diferente do sistema corporativo", afirmou o secretário, ressaltando que isso significa que ele é à prova de hackers. Segundo Zimmermann, o governo continua trabalhando com a hipótese de que o blecaute, que deixou os 18 Estados energia durante cerca de três horas, tenha sido provocado por um curto-circuito na rede de alta tensão, devido a problemas atmosféricos.
O secretário disse, contudo, que outras possibilidades estão sendo analisadas conjuntamente pelo ONS e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). "Hoje estão reunidos 70 técnicos do ONS que estão fazendo o fechamento dessa análise", informou Zimmermann.
A expectativa é que ainda hoje seja divulgado pelos dois organismos o Relatório de Análise de Perturbação (RAP), que deverá trazer conclusões sobre o problema da queda de energia. As informações são da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.